Arte do banner: Daniel Lima da Silva
Arte da logomarca: Filipe Figueiredo da Guia

quarta-feira, 24 de junho de 2009

ACONTECEU - Debate do Cidade Viva hoje - "O novo Fórum Permanente de Cultura será a menina dos olhos da nossa Secretaria", diz Guilherme Guaral



O debate de hoje de manhã do Projeto Cabo Frio Cidade Viva, promovido pela Folha dos Lagos, teve como tema a cultura da cidade de Cabo Frio.

Iniciado às 10h, o debate estendeu-se até às 12h e foi o tema com o maior número de participantes presentes, tendo direito ainda à presença de artistas e amantes da cultura que não compuseram a mesa, mas que contribuíram substancialmente com a discussão, mostrando a extensão e a riqueza do ambiente cultural da nossa cidade.

Da Secretaria de Cultura de Cabo Frio estiveram presentes o Secretário Guilherme Guaral; o Diretor da Casa dos 500 Anos Evangelos Pagalidis; o Funcionário Rafael Peçanha; o Superintendente da Morada do Samba Carlos Ernesto Lopes; o Superintendente de Cultura Milton Alencar e o Coordenador do Jardim Esperança Frederico Araújo.

A primeira e mais importante discussão da manhã foi a da criação de um Fórum Permanente de Cultura, que recebeu três propostas de organização: da Associação Arte Pop; da Associação Cultural Tribal e do historiador e funcionário da Secretaria de Cultura Rafael Peçanha. Um Comitê Gestor para organizar e definir a estrutura de funcionamento do Fórum também foi escolhido, respeitando a representatividade da sociedade cabo-friense, incluindo os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como instituições e associações culturais. O objetivo do Fórum é incrementar e ampliar a participação popular dos artistas e amantes da cultura nos rumos e decisões desse tipo de política pública na cidade.

Temas como o Fundo Municipal de Cultura e a Lei Municipal de Incentivo a Cultura também foram debatidos. O Secretário Guilherme Guaral entregou à organização do debate o ante-projeto de Lei Municipal de Incentivo a Cultura, que está em fase de estudos pela Secretaria de Fazenda. O Secretário destacou ainda que a lei será discutida pelo recém criado Fórum Permanente de Cultura antes de ser enviada à Câmara Municipal, para que haja a maior participação popular possível.

Após o término do debate, o Secretário de Cultura Guilherme Guaral ofereceu à coordenação do Projeto Cidade Viva uma cópia de ofício entregue ao Procurador-Geral do Município, Newton Carneiro, solicitando a inclusão de Licenciados em Artes Cênicas e em Música, Historiadores, Bibliotecários e outras formações de caráter cultural, no próximo e iminente Concurso Público da Prefeitura Municipal de Cabo Frio. O Secretário afirmou ter sido

“uma pena não ter dado tempo para falar desse assunto tão importante, mas, por outro lado, isso significa que houve volume na participação do debate, o que só enriquece a discussão cultural, benéfica para o Município. Essa nossa solicitação tem o objetivo de incluir de maneira objetiva o profissional que lida com a cultura no funcionalismo público, de uma maneira que demonstre o reconhecimento do Município pelo seu esforço acadêmico e profissional.”

Ao final do debate, o Secretário de Cultura Guilherme Guaral declarou à equipe do Blog que

“o novo Fórum Permanente de Cultura será a menina dos olhos da nossa Secretaria. Vamos abraçar com força essa idéia e não deixar escapar essa chance de, democraticamente, abrir diálogo com os mais diversos grupos e associações culturais, para mostrar a todos os que desconfiam de uma nova postura que é possível um cenário cultural unificado e popular nessa cidade, sem privilegiar A ou B, mas julgando, da forma mais imparcial possível, o que é benéfico para nosso Município em todos os âmbitos artísticos e culturais em geral.”









*****




Nenhum comentário: