Arte do banner: Daniel Lima da Silva
Arte da logomarca: Filipe Figueiredo da Guia

terça-feira, 16 de junho de 2009

ACONTECEU - Noite Literária reúne atores e alunos de teatro em homenagem a grandes escritores de Cabo Frio


A noite era para ser exclusiva de Teixeira e Souza, o primeiro romancista brasileiro, natural de Cabo Frio e grande homenageado do ano de 2009, mas artistas locais realizaram ontem, dia 15 de junho, no Teatro Municipal, uma homenagem ainda maior a grandes escritores e poetas que nasceram na cidade, mas também uma ode à poesia de forma geral.

Na platéia e no palco, alunos do 1º Curso Básico de Teatro, iniciado em abril, no Teatro Municipal e que tem como professores os atores Frederico Araújo, Ítalo Luiz e José Antônio Mendes. Também estiveram presentes o presidente da Câmara de Vereadores, Alfredo Gonçalves, o representante da secretaria de Governo, professor Paulo Cotias, o representante da secretaria de Ciência e Tecnologia, Adriano Vieira, além do escritor e representante da Academia Cabo-friense de Letras, Lindberg Albuquerque Brito e o presidente da Comissão Editorial do Ano Teixeira e Souza, também escritor e secretário municipal de Comunicação, José Correia.

Abrindo a série de apresentações, o aluno Kaique Medeiros apresentou o esquete “Karaokê para surdo”. Em seguida, o ator Frederico Araújo apresentou o esquete “Entre músicas e poesias, artistas de Cabo Frio”. Fred declamou cinco poemas de Valdemir Terra Cardozo e sugeriu também uma reedição da obra do poeta cabo-friense. Após, apresentou a canção de Renato Teixeira, “Romaria” e convidou o poeta Cleber Gonçalves para declamar alguns poemas de sua autoria. Fazendo uma análise do tema proposto por Fred, o escritor e presidente da Comissão Teixeira e Souza, José Correia, falou sobre a obra de Valdemir Terra Cardozo, “poeta modernista, de enorme simplicidade, que escrevia poemas com temas simples da terra, sobre pescadores, peixes e redes”, disse. Correia também citou Vitorino Carriço, autor do hino de Cabo Frio e, segundo ele, “um homem solitário e esquecido”. Após, Frederico Araújo ainda leu dois poemas, um de Waldemir Carriço e outro de Airton Cristóvão dos Santos, o Donga, e finalizou a apresentação com uma música de sua autoria.


Em seguida, oito alunos do curso apresentaram o poema de Ítalo Luiz: ”De um poeta menor, para um poeta maior”, destacando a vida e a obra de Teixeira e Souza. O ator José Antônio Mendes apresentou o recital “Poesias sobre o Mar”, com textos de poetas africanos, portugueses e brasileiros, além de duas músicas adaptadas que contaram com a participação do artista Celso Tebaldi na sonorização. As apresentações foram muito aplaudidas pelo público.


Encerrando o evento, o coordenador de Cultura de Cabo Frio, Guilherme Guaral, declamou a poesia “Testamento”, de Manuel Bandeira, e chamou os representantes da Comissão Teixeira e Souza, que conta ainda com a superintendente de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Margareth Ferreira, e com o ator Ítalo Luiz, para receberem as próximas ações a serem tomadas para a edição de livros do autor.

Durante o evento de ontem, que terá uma nova edição no dia 20 de julho, também foi lançado o blog da secretaria de Cultura: cabofrioculturaviva.blogspot.com.


Viviane Teixeira

Nenhum comentário: