Arte do banner: Daniel Lima da Silva
Arte da logomarca: Filipe Figueiredo da Guia

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA CONFIRMADA COM DATA, LOCAL E HORÁRIO


A I Conferência Municipal de Cultura de Cabo Frio será realizada nos dias 27 e 28 de outubro, das 10h às 20h, no auditório principal da FERLAGOS. As informações constam no Decreto 4086, de 13 de outubro de 2009, publicado no jornal Noticiário dos Lagos na data de hoje.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA JÁ TEM NOVA DATA


A I Conferência Municipal de Cultura já tem nova data confirmada: dias 27 e 28 de outubro. O local ainda será confirmado e devidamente divulgado.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA É ADIADA

Comunicamos a todos que a I Conferência Municipal de Cultura de Cabo Frio, que se realizaria nos dias 15 e 16 de outubro, na FERLAGOS, foi adiada.

A nova data será em breve divulgada.

sábado, 10 de outubro de 2009

FUXICO ©ULTURAIS


© Continuam a todo o vapor os preparativos para a I Conferência Municipal de Cultura de Cabo Frio, exigência do ministério da Cultura para todos os Municípios do País, a fim de preparar a Conferência nacional de Cultura, em março de 2010, em Brasília.

© A Conferência coroa todo um processo de participação, fomento e debate cultural, que se afirma com o Fórum Municipal de Cultura, realizado em setembro, mas que traz muitas outras ações afirmativas e criativas, que geram oportunidade e espaço, mesmo com poucos recursos.

© Alguns projetos foram preparados minuciosamente e enviados a instâncias superiores: Um Edital para novos 5 Pontos de Cultura; solicitação ao Fundo Nacional de Cultura para apoiar os Centros Culturais nas Escolas Padrão; o EDITAL MUNICIPAL com 50 Projetos para TODAS as áreas artísticas.

© O próprio blog Cabo Frio Cultura Viva, que veio disponibilizar as mais completas informações culturais da cidade, entra nesse pacote.

© Festival de Música Estudantil; Sala Chico Tabibuia, para fomentar a cultura em Tamoios; Projeto Noites Literárias; Reabertura do Charitas (com direito à criação do Espaço Wolney)

© As últimas vitórias foram a escolha da cidade de Cabo Frio como Pólo do Projeto Banda Larga no Estado; a exibição do espetáculo TILL, do Grupo Galpão, gratuitamente na Praça do Turismo nesse feriado do dia 12, 18h; e a chegada da Escola de Música Villa-Lobos em Cabo Frio, a sediar-se na FERLAGOS.

© E que venha a Conferência! Vamos juntos! E pra frente!

NO FERIADO: GRUPO GALPÃO GRATUITAMENTE EM CABO FRIO



Nesta Segunda-feira, 18h, na Praça do Turismo (em frente à Praia do Forte), o Grupo Galpão, um dos melhores do país, apresenta seu novo espetáculo TILL - A SAGA DE UM HERÓI TORTO, gratuitamente para toda a cidade!


quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Cabo Frio promoverá Conferência Municipal de Cultura dias 15 e 16 de outubro



Nos dias 15 e 16 de outubro, a Secretaria de Turismo e Cultura dará mais um passo na elaboração do Plano Municipal de Cultura: a realização da Conferência Municipal de Cultura, no auditório principal da FERLAGOS.

- As Conferências Municipais de Cultura são solicitações do Ministério da Cultura, em preparação para a Conferência Nacional de Cultura, a realizar-se em março de 2010, em Brasília. Um dos principais objetivos do MinC com todo esse movimento é estabelecer um Sistema Nacional de Cultura, como faz o SUS com a saúde e o SUAS com a assistência social, para repasse de verbas e organização administrativa – afirma o Coordenador-Geral de Cultura Guilherme Guaral.

Já estão confirmadas para as mesas do dia 15 o Chefe da Representação do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro, Adair Rocha; a Superintendente de Fomento da Secretaria Estadual de Cultura, Mariana Várzea; a Secretária de Assistência Social de Cabo Frio Olívia Madalena Singh de Andrade Sá.

Segundo o Coordenador-Geral de Cultura Guilherme Guaral, os inscritos para o Fórum Municipal de Cultura já estão automaticamente inscritos para a Conferência, que encontra-se ainda com as inscrições abertas na Secretaria de Turismo e Cultura e também no dia do evento.

A programação, que segue abaixo, baseia-se nos cinco eixos temáticos propostos pelo Ministério da Cultura, que serão igualmente os cinco grupos de trabalho e discussão da Conferência, com o objetivo de apresentar diretrizes municipais, estaduais e nacionais para a política cultural:


Dia 15 de outubro, quinta-feira
FERLAGOS
Auditório Principal


9h – 10h - Credenciamento

10h- 10h30min – Solenidade de abertura e leitura do Regimento Interno

10h30min- 10h45min – Cofee brake:

10h45min

Mesa 1
GESTÃO E INSTITUCIONALIDADE DA CULTURA

12h30min – 14h - Almoço

14h – 15h30min

Mesa 2
CULTURA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Mesa 3
CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA

16h – Cofee Brake

16h30min – 18h45min

Mesa 4
PRODUÇÃO SIMBÓLICA E DIVERSIDADE CULTURAL

Mesa 5
CULTURA, CIDADE E CIDADANIA

19h – Noite Cultural (exibição de filmes)

Dia 16 de outubro, sexta-feira
FERLAGOS
Auditório Principal

9h- 12h30min – Reunião dos GT’ S

12h30min - 14h – Almoço

14h- 17h – Plenária – eleição de delegados e votação das diretrizes dos GT’S

17h- 18h –Cofee Brake

18h - Encerramento

21h – Baile Cultural

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

FÓRUM MUNICIPAL DE CULTURA: EU APROVO!



Muitas pessoas que foram ao Fórum Municipal de Cultura de Cabo Frio ou, mesmo ausentes, aplaudiram sua realização, têm enviado e-mails, recados, comentários e cartas aprovando e apoiando o evento.

Nesse espaço, que será constantemente atualizado, reproduziremos algumas dessas manifestações:


A conquista da capacidade de pensar a cultura que queremos e que fazemos foi uma necessidade apontada também por mim naquela primeira reunião na Casa dos 500 Anos.
"O que podemos fazer pela Cultura?" "O que que a Cultura pode fazer por nós?"
Entendo que o Fórum se constituiu num mecanismo legítimo para levantar algumas perguntas, entender algumas diferenças, e aferir disponibilidades e disposições.
Precisamos continuar construindo um processo democrático e justo.
O Fórum organizou,indicou diretrizes,denunciou vazios e arriscou caminhos que devem ser assumidos com maturidade por todos que defendem o direto de escolha.
Mérito à coordenadoria de cultura por modelar, até então, puras divergências, em idéias e posições.
Com certeza, um primeiro passo extremamente importante, que veio atender o anseio pulsante em muitos "cantos" da cidade.
Pensar a cultura, dar-lhe forma e nomes é um "modos operandis" novo e precisa ser aprendido e apreendido com o tempo.
Um Fórum nunca dará conta de tudo, não é pra satisfazer a todos, não é pra ser de ninguém, não é pra eleger autoridades culturais, não é para qualificar ou desqualificar quem ficou dentro ou fora.O Forúm é uma conquista, é um mecanismo de organização, é o cumprimento de um dever administrativo que se impôs como realidade, no desejo de se encontrar caminhos.
O Fórum acolheu os artistas com seus discursos e com seu silêncio,com suas virtudes e suas não virtudes.
O Fórum não dá conta das dificuldades políticas que privam a cultura de um "futuro", mas dá um futuro às políticas culturais da cidade.
Digo sim a tudo que compreendo ser na direção desse futuro.

Susiane Borges
(Projeto Fábrica de Música - Ponto de Cultura do Governo Federal)

Em toda a minha vida, aqui na Região dos Lagos, nunca vi um encontro como o Fórum de Cultura. Parabéns a todos os artistas e produtores culturais de Cabo Frio! Parabéns também à nova visão de Cultura da prefeitura cabofriense. Há muito a Cultura pairava no limbo, desperdiçando recursos e deixando de investir na diversidade cultural cabofriense. O Prefeito Marquinho Mendes merece o nosso aplauso por defender o debate e a participação popular na definição da política municipal de Cultura. Espero que esse processo continue, sem retrocessos. Cabo Frio só tem a ganhar com a diversidade e a democracia cultural.

Ricardo Cox - jornalista
http://jornallista.blogspot.com


Se todos tivessem a vontade de mudar uma história, o mundo seria bem diferente. Mas, se juntarmos as forças para construir uma cultura melhor, certamente nós mesmos seremos beneficiados pelo retorno. Já demos o primeiro passo...


Ricardo Francescesconi
Presidente do ICABO - Instituto Cultural Afro-Brasileiro
Reserva do Peró


Eu, Renata Cristiane, presidenta do Grupo Iguais, jornalista e historiadora, venho através desse e-mail manifestar importância da realização do fórum de cultura a fim de permitir de forma democrática e plural os rumos da politica cultural de nosso município.
Como dizia o folósofo francês Rousseau: Todo poder emana do povo!
Assim seja. Viva a diversidade cultural, viva a Cultura Popular Brasileira, viva ao Povo Brasileiro!!!!


Renata Cristiane
Presidenta do Grupo Iguais
Jornalista e Historiadora



Participei do Fórum Municipal de Cultura ajudando na organização. O mais bonito foi ver a participação e o compromisso dos artistas da cidade. A democracia foi exercida em todas as votações e na confecção do documento final. Parabéns aos participantes, à UVA pela cessão do local e à Prefeitura Municipal pelo evento.

Delnia Pinheiro Rangel
Artista Plástica

Eu, Nininha Dantas, participei na gestão do Pré-Fórum até o término do Fórum de Cultura. Posso deixar claro que o Fórum foi limpo, democrático e legítimo. Desejo que o processo continue nas Conferências. Destaco e agradeço ao Coordenador Guaral por ter levado esse Fórum de maneira magistral na Plenária. Diversidade artística para o 1º e 2º Distrito é o interesse de todos nós, fará o turismo e os artistas crescerem.

Nininha Dantas
Artista Plástica e Carnavalesca

*

Cabo Frio é escolhida como cidade pólo para o Projeto Banda Larga


Por Viviane Rocha

Na tarde desta quarta-feira, dia 7, na Secretaria de Turismo e Cultura de Cabo Frio, o coordenador geral de Cultura, Guilherme Guaral, teve uma reunião com o coordenador do Programa de Atualização para Bandas de Música do Estado do Rio de Janeiro, que administra o projeto Banda Larga, Eduardo Wermelinger, e a assessora do departamento de Marketing da Ferlagos, Alessandra Alves, para acertarem os detalhes da parceria entre a Prefeitura de Cabo Frio, a Secretaria Estadual de Cultura e a Ferlagos para a realização do projeto Banda Larga no município.

O Projeto Banda Larga foi criado para dar continuidade à tradição das bandas sinfônicas no estado do Rio de Janeiro e será realizado em convênio com a Asbam – Associação de Bandas de Música do Estado do Rio de Janeiro. Durante cinco semanas, proporcionará atividades direcionadas aos músicos em cinco municípios: Itaperuna (8 a 14/11); Cabo Frio, que foi escolhido como município pólo (15 a 21/11); Nova Friburgo (22 a 28/11), Barra do Piraí (29 a 05/12) e Nilópolis (29 a 05/12 também).

As oficinas serão realizadas nas dependências da Ferlagos, com aulas teóricas e práticas de conjunto como oficinas de capacitação instrumental em flauta/flautim, clarineta/clarone, trompete, saxofone, trombone, tuba (bombardão/bombardino), percussão e bateria.
As inscrições são gratuitas, abertas a todos os maestros e músicos de bandas e também aos alunos que já toquem em bandas marciais em suas escolas. Elas devem ser feitas até o dia 31 de outubro, com o preenchimento das fichas de inscrição que já estão disponíveis na Secretaria de Turismo e Cultura, localizada no Largo do Itajuru, ao lado do convento, onde antes funcionava a Prolagos, no período das 9h às 17h.

Cada inscrito receberá, gratuitamente, uma camiseta e um kit com material pedagógico: apostila relativa a seu instrumento, um DVD com vídeo-aulas e uma cópia do Catálogo das Bandas de Música do Estado do Rio de Janeiro. Os cursos funcionarão de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h30. As aulas teóricas serão das 14h30 às 17h30 e nas manhãs de sábado haverá prática de conjunto.

O Banda Larga também promoverá atividades noturnas, entre 19h30 e 21h30, com apresentações de grupos locais, de professores e de alunos, palestras ou outra programação cultural. Nos dias 18, 19 e 20, o coreto da Praça Porto Rocha estará aberto às apresentações das bandas:

- Nossa cidade tem vocação e tradição com a cultura das bandas sinfônicas. Nossa intenção é que esse projeto passe a ser anual – afirma o coordenador de Cultura de Cabo Frio, Guilherme Guaral.

Sobre o Fórum de Cultura


Por Fábio Emecê (*)

Comentar sobre fatos que são considerados históricos devido a sua importância em determinado momento, pode se tornar o exercício do usual e do clichê. As pessoas ressabiadas diante a participação, talvez não entendendo ou não querendo se comprometer com as palavras ditas de maneira demasiada, apelam para o usual e o clichê. Pois bem, o exercício agora é falar sobre o Fórum Municipal de Cultura. Será que fugirei do usual e do clichê?


Cabo frio tenta se movimentar no mar caudaloso da Cultura com as mudanças de comando na gestão cultural. Sem entrar no mérito da funcionalidade de uma Coordenadoria, há de se convir no esforço das pessoas que estão trabalhando nessa gestão e a competência em estar conduzindo o processo que pode ser chamado de novo.

O processo de construção do Fórum com os pré-fóruns divididos nos eixos pré-estabelecidos foi interessante no sentido de proporcionar a discussão em sentido coletivo, em que múltiplas vozes poderiam se expressar. A intenção foi boa, porém a prática, a prática… Aí eu não sei se é um processo cabo-friense ou das pessoas de maneira geral, mas a adesão ainda não foi significativa no sentido de lotar as discussões.

Há um discurso comum em que se diz que Cabo Frio é um grande celeiro de artistas, só que na hora da discussão eles não aparecem. Seja por desconfiança, por desanimo, por não acreditar, por não ter o que dizer, por acreditar na prática da práxis, enfim, esse grande celeiro às vezes não se justifica. Não houve discussão? Lógico que houve. Existiram pessoas que acreditaram nas discussões e fizeram o processo correr.

Com essa variação de participação, o processo poderia ser amplamente manipulado pelos recalcados, espezinhadores e conservadores de plantão que não admitem repartir o bolo que há tanto tempo é de um só sabor. Essas pessoas preferiram ignorar o Fórum ou ataca-lo dizendo que o processo foi antidemocrático.

Ainda bem que eles tiveram essa postura, pois abriu espaço para uma gama de pessoas mostrarem competência e formularem propostas que fugiram do lugar comum e propunham um avanço qualitativo.

Quer dizer, foram “poucos” artistas que se dispuseram a discutir? Sim. Só que foram esses poucos que estavam ansiosos para mostrarem o seu conhecimento e não caíram na mesquinharia da gestão pública cabo-friense.

E dentro de inúmeras provas que se pode afirmar o que foi dito acima, a reação da plenária ao SEBRAE e sua visão mercantilista da cultura merece o devido registro e pode ser considerada surpreendente, demonstrando um grau de consciência elevado no processo participativo.

Houve discussão sobre o laicismo do Estado e a tendência neo-pentecostal que anda se sobressaindo nos espaços públicos municipais ultimamente. Boa discussão que culminou numa moção de repúdio. Como juízes, governadores e pastores jamais perceberão nossas dores, a reação mais plausível do artista que se sinta lesado com essa prática é tomar as providencias cabíveis e continuar exercendo a sua arte.

E a não participação dos comissionados na área cultural? O que dizer? Para eles além da moção de repúdio, há outro recado: o bolo está mudando de sabor, tratem de ajustar seus paladares!
Entre afirmação de identidades, busca por holofotes e competência para gerir o processo, Cabo Frio ganhou e pelo andar da carruagem o documento final aprovado na plenária com moção de aplausos não irá para a gaveta. E afirmo isso a favor dos homens e mulheres que estavam no pleito.

Cabe ao gestor público legitimar o processo e referenda-lo com sua caneta executiva. Cabo Frio está pronta para mais esse avanço?

E para fechar, que venha a Fundação!

(*) Juventude Negra N’Atividade

FONTE: http://www.blogdototonho.com.br/


*

Propostas do Fórum de Cultura são entregues ao prefeito


Adaptado do texto de Viviane Teixeira

Foi entregue ao prefeito Marquinho Mendes, na última sexta-feira, dia 2 de outubro, um documento preliminar contendo as propostas apresentadas por artistas e agentes culturais durante o I Fórum Municipal de Cultura, realizado nos dias 24 e 25 de setembro.


O documento foi instituído após a votação das propostas pelos delegados escolhidos por cada segmento cultural participante do Fórum. O próximo passo será a Conferência Municipal de Cultura, exigência do Governo Federal, que será realizada nos dias 15 e 16 próximos, na Ferlagos, item fundamental para a participação do município na Conferência Nacional que acontecerá em março de 2010.

Após a Conferência Municipal, será finalizado o Plano Municipal de Cultura que tem como objetivo auxiliar o governo do município na elaboração da política cultural a ser implantada em Cabo Frio.

– Agora o debate é mais amplo, pois cultura é um direito do cidadão e, por isso, precisamos ampliar as discussões para a acessibilidade, a inclusão social ouvindo grupos da melhor idade, da criança e do adolescente, do movimento de mulheres, dos estudantes, dos segmentos religiosos, entre outros. Pretendemos que a sociedade participe da elaboração de novas diretrizes, somando com o legado do Fórum para que possamos construir um autêntico Plano Municipal de Cultura - explicou o coordenador de Cultura Guilherme Guaral.


Nesta semana está sendo concluído o documento com o histórico do Fórum, contendo atas de reuniões, listas de presenças, propostas e demais documentos.


*

Exposição beneficente ao Lar Esperança na Piccola Galeria nesta sexta-feria


Nesta sexta tem Boulevard Total


Começa hoje a semana de comemorações de 30 anos do Grupo Creche na Coxia



Para abrir as comemorações de 30 anos de arte e cultura na cidade de Cabo Frio e no interior do Estado do Rio de Janeiro, o Grupo Creche na Coxia inicia uma temporada teatral no Teatro Municipal de Cabo Frio. De quarta (07) à domingo (11) de outubro a população da Região dos Lagos terá a oportunidade de rever e prestigiar espetáculos teatrais, esquetes, música e diversas formas artísticas que o grupo promove há três décadas.

A programação começa na quarta-feira (07), às 20h, com os esquetes "O Sorvete", "Os Intrusos na Internet", e "O Homem da Sepultura".

Na quinta-feira (08) tem apresentação do espetáculo "Carroça dos Sonhos", dirigido por Silvana Lima. Sexta-feira (09) é a vez de "A Flor do Cerrado", também dirigido por Silvana Lima.
Sábado de manhã (10), na Praça Porto Rocha, apresentação do espetáculo "Circo Catatempo", dirigido por Tânia Arrabal e Cézar Valentim. Às 20h, no Teatro Municipal, apresentação do espetáculo "Woyzeck", uma produção da Unirio - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

No domingo (11) a programação começa às 19h, com o espetáculo "Magia das Águas", dirigido por José Facury Heluy. Seguido pelos esquetes "Meu Tom Solitário" e "A Cantora Antropomórfica". A temporada termina com apresentação musical do Creche na Coxia, relembrando músicas compostas pelo grupo e sucessos da Mpb. O ingresso custa R$ 10 inteira e R$ 5 meia.


O grupo - Criado em 1979 por um grupo de estudantes sob o nome de Grupo Teatral “Ziembinski”, o “Creche” ganhou novo nome somente em 1988, quando os casais do grupo tiveram seus filhos, (seis meninos) e levaram as crianças para a Coxia em seus dias de ensaios.
Com o “Ziembinski”, o grupo obteve seu primeiro prêmio em 1984 no Festival FETAERJ de Teatro com o espetáculo “Aluga-se para Verão”, um texto que deflagrava a descaracterização cultural da cidade em função do turismo exacerbado. O texto conquistou a cidade pela sua temática vista tão de perto pelos cabo-frienses. Com os trabalhos seguintes: “Bailei na Curva”, “O Auto do Trabalhador”, “Baco, o Teatro”, etc. o grupo ganhou nome, espaço, patrocinadores e conquistou uma platéia que lotava o único teatro da cidade (particular) em suas temporadas.
Desde então, com montagens que vão desde teatro de rua, passando por teatro de bonecos, pesquisa da linguagem do teatro para crianças e jovens, entre várias outras experiências, o grupo veio se especializando, criando núcleos de música, direção musical, criação de textos, direção, confecção e trabalho com máscaras, adereços e bonecos.

Em 1994, para comemorar seus 15 anos de existência, o “Creche” brindou o público da cidade com um espetáculo de pesquisa histórica sobre as brigas entre os dois partidos políticos do início do século XX. Lotou o teatro (ainda particular) da cidade e conseguiu mobilizar a comunidade artística e os simpatizantes pelas artes para uma manifestação política em prol da construção de um Teatro Municipal, que começou no início de 1995.

Responsável pela criação do projeto da obra do Teatro Municipal de Cabo Frio e o primeiro grupo a se apresentar no espaço com o espetáculo “Causos de um Cabo que já sei foi...” da escritora e diretora Silvana Lima, em julho de 1997, o grupo mantém sua filosofia de luta por uma política capaz de implantar cada vez mais o teatro na cidade de Cabo Frio, assim como na Região dos Lagos.O Grupo Creche na Coxia, ao longo de seus 30 anos de trabalhos ininterruptos, configura-se como um dos grupos consolidados mais antigos do Brasil.
*

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

VEM AÍ...


Coordenador-Geral de Cultura de Cabo Frio é o entrevistado deste sábado na TV Litoral


O Coordenador-Geral de Cultura da Prefeitura de Cabo Frio, Guilherme Guaral, será o próximo entrevistado do Paredão no programa Ellite deste sábado, 03/10, às 19h, na TV Litoral, canal 11.

Entre os assuntos, o sucesso do Fórum Municipal de Cultura e a política Cultural cabofriense são alguns dos destaques dessa entrevista a Ricardo Cox, no programa que tem a direção e edição de Pierre Sampaio.

O programa é reprisado sempre no domingo e na segunda-feira às 13h.
*

FUXICOS ©ULTURAIS


© Tia Elzinha, Subsecretária de Turismo e Cultura, era uma das mais empolgadas com o Fórum Municipal de Cultura. Passeava por todos os grupos de discussão e acompanhava com empolgação a Plenária.

© Passaram também pelo Fórum o Secretário de Turismo e Cultura de Cabo Frio, Gustavo Beranger; o Presidente da Câmara Alfredo Gonçalves e a Vice-Prefeita Delma Jardim.

© A maldição do Data Show voltou a assolar a cultura, mas foi contornada no Fórum.

© 40 entidades da sociedade civil participando do Comitê Gestor; cerca de 300 pessoas inscritas participando do processo desde o Pré-Fórum; reuniões públicas e divulgadas na mídia local: democracia foi algo que não faltou ao Fórum.

© E agora vem aí a Conferência Municipal de Cultura, exigência do Governo Federal para traçar diretrizes à Conferência Estadual e também à nacional. A Conferência Municipal acontecerá dias 15 e 16 de outubro na Ferlagos e em breve a programação será divulgada.

© E ao fim de todo esse processo, após o dia 16, para relaxar e confraternizar, teremos o Baile da Cultura. Aguardem!!

PORTINHO BOÊMIO E TEATRO MUNICIPAL SÃO AS PEDIDAS DO FIM DE SEMANA




Pesquise nas sessões AGENDA CULTURAL e TEATRO MUNICIPAL os melhores programas para o seu fim de semana!

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Quarta edição do Projeto Noites Literárias foi um dos sucessos do Fórum Municipal de Cultura


No dia 24 de setembro, na primeira noite do Fórum Municipal de Cultura, aconteceram simultaneamente o Seminário de Patrimônio e Cidades Históricas, no auditório azul da Universidade Veiga de Almeida, e a quarta edição do Projeto Noites Literárias, no Auditório Principal.

Caracterizada como um espaço livre de intervenção literária, onde casa presente é livre para subir ao palco e declamar sua obra, o projeto contou, em sua quarta edição, com as apresentações espontâneas do poeta Jiddu Saldanha, da historiadora Meri Damaceno, entre outros.




A Companhia Teatral Curare, em performance aplaudidíssima, abrilhantou o encerramento da noite. Segundo seu Diretor e também um dos organizadores do Projeto, José Antônio Mendes, o Curare se prepara para o Encontro Poesia Simplesmente, no Teatro Gláucio Gil, no Rio de Janeiro em novembro. José Antônio classificou ainda a noite de quinta-feira como "uma noite para privilegiados, com muita poesia, num Fórum histórico”







*

BÚZIOS RECEBE E IMPRESSIONA SECRETARIA ESTADUAL DE CULTURA

"FIQUEI MUITO BEM IMPRESSIONADO COM O PATRIMÔNIO IMATERIAL CULTURAL QUE ESTAVA ESCONDIDO NO MUNICÍPIO DE ARMAÇÃO DOS BÚZIOS." Assim se expressou o assessor da Secretaria Estadual de Cultura, Zeca Barros;


"- É mais uma oportunidade de o Estado e os municípios agirem efetivamente pelo resgate de nossas tradições, rasgando o véu do preconceito religioso, ante manifestações artesanais de pureza e cultura extremamente originais." Argumentou o Coordenador Geral de Cultura de Cabo Frio, Guilherme Guaral.
Acompanhe a matéria completa na seção ESPAÇO INTEGRAÇÃO, na barra lateral do blog, e saiba todas as novidades da cultura na Região dos Lagos.
*

Lona Cultural é a nova atração do Charitas


Após reinauguração, o Charitas, principal casa de exposições de Cabo Frio, promete mais uma atração: a Lona Cultural. O evento vai reunir música instrumental, exibição de filmes, lançamento de livros, entre outros, mensalmente.

A ideia, de acordo com o secretário de Turismo e Cultura, Gustavo Beranger, é fazer uma espécie de “happy hour”, das 18h às 23h, sempre em uma sexta-feira. A Lona Cultural será gratuita, como todas as atrações do Charitas. A intenção é começar a nova atividade já no mês de outubro.



Reformas – Após o Charitas, já estão programadas as reformas de mais dois espaços culturais: o Teatro Municipal e o Espaço Cultural da Praia do Forte.

A reforma do Teatro já está programada para o mês de fevereiro e vai envolver reparos na parte externa e interna. Pintura nova, troca de piso, de cadeiras, do ar-condicionado, além de reparos no telhado e reforma dos banheiros estão na lista de prioridades.

Outro ponto cultural que passará por reformas é o Espaço Cultural da Praia do Forte. No local, pintura, nova iluminação, entre outros reparos serão feitos.





Viviane Teixeira

Biblioteca Municipal faz balanço do primeiro semestre


Localizada em uma das mais belas casas de Cabo Frio, a Biblioteca Municipal Walter Nogueira se orgulha de ter recebido nos seis primeiros meses de 2009 um público estimado de 6.900 pessoas. Os números foram passados pela direção da biblioteca, que hoje está sob a administração da coordenadoria municipal de Cultura.

Além do número de visitas, a administração divulgou também os empréstimos de livros realizados no período, 2.619, e a quantidade de pesquisas, mais de 2 mil. Foram doadas à Biblioteca Municipal de Cabo Frio 1.375 publicações e outras 1.130 saíram da Walter Nogueira para a Casa do Livro, que funciona no Jardim Esperança e no Distrito de Tamoios.

Um relatório com todos os eventos realizados na Biblioteca Walter Nogueira no semestre também foi divulgado. Entre eles, a Semana da Biblioteca, encontros da Semana Teixeira e Souza, Semana Monteiro Lobato, a Exposição Luiz Vaz de Camões, que recebeu 300 visitas, o Momento Cultural da Melhor Idade, entre outros. Merece destaque entre as atividades, entretanto, a visita à Bienal, no Rio de Janeiro, quando os leitores mais assíduos ganharam a viagem, gratuita, a um dos maiores eventos da literatura no Brasil.





Viviane Teixeira

--

Equipe de implantação dos Núcleos Avançados da Escola Villa-Lobos visita Cabo Frio


Por Viviane Rocha

Nesta quarta-feira, dia 23, a equipe pedagógica que vai ajudar a implantar o Núcleo Avançado da Escola de Música Villa-Lobos em Cabo Frio, formada pelos professores Ademir Macedo e Eliete Ferrer, estiveram na Ferlagos, em reunião com o coordenador municipal de Cultura, Guilherme Guaral, e o diretor financeiro da Ferlagos, Elvis Lage, para acertar os últimos detalhes do convênio que está sendo firmado entre a Prefeitura de Cabo Frio, a Ferlagos e a Escola de Música Villa-Lobos.


Fundada em junho de 1952, a Escola de Música Villa-Lobos foi idealizada como um centro popular de ensino de arte. Atualmente a Escola integra a estrutura da Secretaria de Estado de Cultura, estando subordinada à Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro/FUNARJ, e possui Núcleos Avançados em Búzios, Conceição de Macabu, Miracema, e Paracambi, seguindo a política de interiorização promovida pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, oferecendo o ensino básico de música.

Inicialmente, serão oferecidas 200 vagas em ensino de teclado, violão, flauta e canto, destacando que todos os alunos aprenderão também teoria musical. A idade mínima para que o aluno possa ingressar no curso básico de música é de sete anos, quando já deve estar alfabetizado.

- Nossa prioridade é favorecer os músicos locais, mas todos os candidatos a professores serão avaliados pela equipe da Escola Villa-Lobos do Rio. Os currículos serão encaminhados para nós, que faremos a análise dos mesmos e uma entrevista com o candidato, para avaliarmos o perfil e se ele está apto a ensinar – afirmou Eliete.

Quem quiser se candidatar a professor de música do Núcleo Avançado, deve preparar um curriculum vitae contendo os seguintes dados:

- Nome, nacionalidade, estado civil, identidade, CPF, data de nascimento, endereço completo, telefones e e-mail;.

- Formação (especificar os cursos, com nome da instituição em que estudou, contendo nome do professor, se for o caso, além da duração e do ano do término).

- Citar ainda os instrumentos que toca, experiência profissional como musicista (indicar os locais em que tocou, profissionais que o acompanharam, cidade e data);

- Experiência no magistério (nomear as instituições onde atuou como professor, clientela, cidade e data)

Outras participações (especificar participações que considerar importantes).

Os currículos deverão ser entregues na secretaria da Ferlagos até o dia 23 de outubro. No dia 16 de novembro a Villa-Lobos divulgará a lista dos professores aprovados para a segunda etapa da seleção.

As informações também estarão no site da Ferlagos (www.ferlagos.br) e no blog cabofrioculturaviva.blogspot.com

*

Mostra Teatro e Dança 2009 na semana da criança - TEATRO MUNICIPAL

Acompanhe as notícias completas do Teatro Municipal na seção TEATRO MUNICIPAL, na barra lateral deste blog

30 anos do Grupo Teatral Creche na Coxia: Acompanhe a programação