Arte do banner: Daniel Lima da Silva
Arte da logomarca: Filipe Figueiredo da Guia

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Cabo Frio é escolhida como cidade pólo para o Projeto Banda Larga


Por Viviane Rocha

Na tarde desta quarta-feira, dia 7, na Secretaria de Turismo e Cultura de Cabo Frio, o coordenador geral de Cultura, Guilherme Guaral, teve uma reunião com o coordenador do Programa de Atualização para Bandas de Música do Estado do Rio de Janeiro, que administra o projeto Banda Larga, Eduardo Wermelinger, e a assessora do departamento de Marketing da Ferlagos, Alessandra Alves, para acertarem os detalhes da parceria entre a Prefeitura de Cabo Frio, a Secretaria Estadual de Cultura e a Ferlagos para a realização do projeto Banda Larga no município.

O Projeto Banda Larga foi criado para dar continuidade à tradição das bandas sinfônicas no estado do Rio de Janeiro e será realizado em convênio com a Asbam – Associação de Bandas de Música do Estado do Rio de Janeiro. Durante cinco semanas, proporcionará atividades direcionadas aos músicos em cinco municípios: Itaperuna (8 a 14/11); Cabo Frio, que foi escolhido como município pólo (15 a 21/11); Nova Friburgo (22 a 28/11), Barra do Piraí (29 a 05/12) e Nilópolis (29 a 05/12 também).

As oficinas serão realizadas nas dependências da Ferlagos, com aulas teóricas e práticas de conjunto como oficinas de capacitação instrumental em flauta/flautim, clarineta/clarone, trompete, saxofone, trombone, tuba (bombardão/bombardino), percussão e bateria.
As inscrições são gratuitas, abertas a todos os maestros e músicos de bandas e também aos alunos que já toquem em bandas marciais em suas escolas. Elas devem ser feitas até o dia 31 de outubro, com o preenchimento das fichas de inscrição que já estão disponíveis na Secretaria de Turismo e Cultura, localizada no Largo do Itajuru, ao lado do convento, onde antes funcionava a Prolagos, no período das 9h às 17h.

Cada inscrito receberá, gratuitamente, uma camiseta e um kit com material pedagógico: apostila relativa a seu instrumento, um DVD com vídeo-aulas e uma cópia do Catálogo das Bandas de Música do Estado do Rio de Janeiro. Os cursos funcionarão de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h30. As aulas teóricas serão das 14h30 às 17h30 e nas manhãs de sábado haverá prática de conjunto.

O Banda Larga também promoverá atividades noturnas, entre 19h30 e 21h30, com apresentações de grupos locais, de professores e de alunos, palestras ou outra programação cultural. Nos dias 18, 19 e 20, o coreto da Praça Porto Rocha estará aberto às apresentações das bandas:

- Nossa cidade tem vocação e tradição com a cultura das bandas sinfônicas. Nossa intenção é que esse projeto passe a ser anual – afirma o coordenador de Cultura de Cabo Frio, Guilherme Guaral.

Nenhum comentário: