Arte do banner: Daniel Lima da Silva
Arte da logomarca: Filipe Figueiredo da Guia

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Juntos, vamos realizar coisas incríveis!


Por Guilherme Guaral*

A cultura é a base identitária de um povo, onde se retira e se repõe todos os valores que norteiam nosso jeito de ser, agir, pensar e viver a vida. Não trabalho com a dicotomia "erudito X popular" e sim compreendo a Cultura como manifestações diversas na Arte, na religiosidade, na gastronomia, nos grupos folclóricos, nos valores e hábitos comportamentais, enfim em nossa riqueza de expressões e práticas culturais. Cultura é um espaço de mediação entre quem produz e quem absorve esses bens culturais.

Temos grandes objetivos até o fim desta administração. As ações de manutenção no Charitas, em fase final, que vai destinar ao Espaço se voltar às atividades de Museu de Artes Plásticas e de Fotografia, sendo um local para exposições artísticas. Também está em andamento o projeto do Centro de Memórias (com banco de dados digitalizado) que deve funcionar na atual sede da Biblioteca Municipal. Já a Biblioteca deverá ser deslocada para o antigo prédio da Prolagos que atualmente já está funcionando a sede da Secretaria de Turismo e da Secretaria de Cultura. Outra idéia simples e de qualidade é o projeto "Quem Lê, Viaja", onde o leitor usuário da Biblioteca, ganha pontos ao fazer empréstimo dos livros e mais pontos se fizer resenhas deles. Os leitores que tiverem maior número de pontos, até o mês de Setembro vão viajar conosco para a Bienal do Livro, no Rio de Janeiro.

Na Passagem há também diversas casas fechadas que podem vir a ser utilizadas como espaços culturais para exposições ou bistrôs gastronômicos. Em breve será lançada, capitaneada pela Secretaria de Turismo em parceria com a Secretaria de Cultura a Feira de São Benedito, nos moldes da Feira de San Thelmo, na Argentina. Há também a intenção da reforma do Teatro Municipal, para a troca das cadeiras, do piso e do ar condicionado, mas sem mudar a estética.

Projetos não faltam e também a vontade de realizá-los. Nosso foco é a criação do Edital Cabo Frio Cultura Viva. Esperamos que até o final de agosto ele esteja publicado, com verbas para cerca de trinta projetos. A profissionalização dos grupos vai viabilizar a criação de empresas e captar recursos além do poder público. Atraindo parcerias para o futuro iniciaremos um grande diálogo com todas as manifestações artísticas e com os artistas.

Outro projeto importante e complementar seria o selo cultural "Cabo Frio Cultura Viva", aperfeiçoando os espaços das iniciativas privada e pública para que se transformem em centros culturais, sobretudo, nos bairros das periferias da cidade e no Segundo Distrito.

Estamos conversando com a Secretaria de Educação para que as Escolas-padrão sejam geridas pela Secretaria de Cultura nos fins-de-semana. Seriam transformadas em centros culturais abertos à comunidade com oficinas e apresentações de diversas modalidades artísticas. Quem for contemplado no edital, em contrapartida terá que fazer pelo menos duas apresentações nesses pólos que serão também formadores de talentos locais, totalmente gratuitos e abertos a toda comunidade.

Outra ação, já em curso é o "Ano Teixeira e Souza". A idéia é realizar eventos que chamem a atenção da cidade, dando visibilidade à ação através de visitas às escolas, contando a história desse autor, motivando os concursos literários, os festivais de música e uma mostra estudantil de teatro. Esse projeto se faz necessário pelo fato de muita gente da cidade não conhecer a história dessa personalidade tão importante para a Literatura Nacional.

Dessa forma a filosofia a ser implantada poderia ser resumida no lema “Mais fomento e menos evento”. Até porque, nesse momento, a crise financeira nos está obrigando a utilizar a criatividade e repensar a forma de gerenciar a política cultural da cidade.

Tenho a certeza de juntos vamos realizar coisas incríveis Principalmente espalhando cultura por todos os bairros da cidade de Cabo Frio, pois a Cultura é um direito de todos os cidadãos!


*Secretário de Cultura do Município de Cabo Frio




*****

4 comentários:

Alexis "Malabi" disse...

Gostaria de parabenizá-lo e agradecê-lo, como cidadão cabofriense, por todo o seu empenho na cultura da nossa região.
Sabemos que a verba é pouca, mas que a sua criatividade e a união da classe, cada vez mais estável, são imprescindíveis para o desenvolvimento da nossa cultura.
Pela primeira vez vejo um nome que condiz com a realidade em um setor público, Cabo Frio Cultura Viva.
Mais viva do que nunca, sem dúvidas.
Espero poder contribuir sempre que possivel e mais uma vez parabéns.
Que seu anseio pelo progresso da cultura possa contagiar cada vez mais aqueles que nela se espelham.
Um grande abraço.
Alexis Novellino (Malabi)

Aline Bonioli disse...

Esse sem dúvida é o seu melhor papel, interpretado com a alma, com o amor pela cultura, respeito por sua gente e rodeado de amigos que pensam como vc. Parabéns !!!
Que Deus esteja sempre norteando seus passos e protegendo seu caminho, afinal quebrar paradigmas não é nada fácil, mas é a sua cara.
Aline Bonioli

Silvana Persan disse...

Sempre há um "mas". Então deixo registrado aqui o meu:
Mas e as associações musicais, que representam parte da manifestação cultural da cidade, hein? Existem projetos para 13 de novembro e Sta. Helena?

Att, Silvana Persan.

Guilherme Guaral disse...

Nós temos a intenção de pelo menos uma vez por mês reativar o Projeto "Retreta na Praça", alternando as apresentações com as duas sociedades musicais da cidade. Tive logo no início do ano uma reunião com os representantes das duas, mas a dificuldade financeira e o início de nosso trabalho não possibilitou regularizar o Projeto. Sempre que possível estamos contratando a Santa Helena (Semana Teixeira e Souza e Corpus Chisti). Pretendemos junto a iniciativa privada levantar recursos para essa retomada que é também nosso desejo.
Guilherme Guaral