Arte do banner: Daniel Lima da Silva
Arte da logomarca: Filipe Figueiredo da Guia

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Charitas reabre hoje


O Charitas reabre ao público, após limpeza de piso, pintura das paredes, reparos estruturais e nova iluminação, hoje, dia 10 de setembro, às 20h. Na ocasião, serão inaugurados os novos espaços para exposição, com destaque para o Espaço Wolney.

A casa cultural, que há alguns anos abrigava a secretaria municipal de Cultura, agora está totalmente voltada para as atividades artísticas e exposições diversas, sem a parte administrativa. Na ocasião de reabertura, haverá um coquetel para convidados e música em dois ambientes: na parte interna, recital de piano; na parte externa, renovada, limpa e sem o excesso de plantas antes existentes, sax.

No interior da casa, batizada de Casa de Cultura José de Dome, quadros do artista que com grande propriedade retratou Cabo Frio, cidade que escolheu para viver. O pintor também vai ganhar um arquivo histórico com sua história de vida e trajetória profissional. Em outro espaço especial, a Sala de Jean Guilheaume, com seis quadros em exposição. Em mais um espaço, maquetes de monumentos históricos e locais da cidade, como o próprio Charitas, a Igreja Matriz, o Largo de São Benedito e a Fonte do Itajuru, todas com o histórico dos locais.

A grande novidade do Charitas, considerado pelo secretário de Turismo e Cultura, Gustavo Beranger, como o “coração cultural de Cabo Frio”, será o Espaço Wolney Teixeira. O grande fotógrafo e arquivista vai ganhar um ambiente especial, que levará os visitantes ao seu estúdio de fotografia, com máquina em tripé. São três salas, a primeira com a foto de Wolney e um histórico sobre sua vida. A segunda, uma sala de estar, espécie de “sala de espera” do antigo estúdio de trabalho com sofá e algumas fotos.

O outro ambiente retrata propriamente o estúdio de Wolney Teixeira, com máquina, tripé e mais fotos. Toda a ambientação do Espaço Wolney Teixeira foi feita através da consultoria dada pelo filho do fotógrafo, Warley, sob a coordenação da diretora Gladis Reveilleao. A sala reserva ainda uma surpresa para os visitantes guardada a sete chaves pela secretaria de Turismo e Cultura. A máquina do fotógrafo foi cedida pela família apenas para a inauguração do espaço que será utilizado como sala de exposição para fotógrafos da nova geração.


Viviane Teixeira

Nenhum comentário: