Arte do banner: Daniel Lima da Silva
Arte da logomarca: Filipe Figueiredo da Guia

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Susiane Borges relata a inauguração do Espaço Cultural Fábrica de Música

Susiane Borges, musicoterapeuta e gestora de um dos três Pontos de Cultura do Ministério da Cultura em Cabo Frio, relata nestas linhas a emocionante inauguração do Centro Cultural Fábrica de Música, do qual é Diretora:



"O "Coral da Vida" do Hospital Municipal da Mulher" abriu a noite com canções resgatando a realidade da infânica no Brasil desde a colonização, com canções compostas por crianças de rua e canções do folclore brasileiro.


Logo depois, a academia de dança Rosa Demarques continuou abrilhantando a festa!


Também com dança, a exposição "Sensualidade Clandestina" foi oficialmente aberta e logo depois o bate-papo rolou livre durante o coktail oferecido (Padaria Conquista, Padaria Skina, Padaria Porto Alegre e Fábrica de Música).


Tivemos a presença da Vice-Prefeita Delma Jardim, do Presidente da Cãmara dos Vereadores Alfredo Gonçalves, do Coordenador de Cultura Guilherme Guaral, da Diretora da Bilioteca Municipal Zuleica Crespo, Da Diretora do Museu de Arte Sacra Dolores (sobrenome), da Vice-presidente da Viva Lagos e Lions Clube Nilce Villas-Boas, do Diretor Administrativo da Rádio Sucesso Cláudio Simões, do Coordenador Geral da Rádio Sucesso Tony Froes,do Diretor da Morada do Samba Carlos Ernesto, do Cineasta Milton Alencar, do Maestro Rui Capdeville (Canta Vento), do Maestro Angelo Budega (Apanhei-te Cavaquinho), do Coordenador do Projeto Vida Ativa Leandro Borges, representantes da Associação Estudantil de Cabo Frio, representantes da Associação Cultural Tribal, do artista bonequeiro Clarêncio (sobrenome), do artista e fotógrafo Fávio Pettinichi, entre tantos outros amigos importantes e fundamentais.

Tendo como foco a infância, a associação civil Fábrica de Música/Sons da Infância realiza um projeto de Rede com instituições públicas e a sociedade civil chamado "Infância:Patrimônio da Humanidade".

Tendo as ações voltadas para o nascimento implantadas no Hospital Municipal da Mulher, o Centro Cultural da Infância realizará os objetivos voltados para a cognição e aprendizagem do projeto.


Estamos aguardando o conveniamento com a Secretaria de Cultura do Estado como Ponto de Cultura (Governo Federal), para dar início ao núcleo social de nossas ações.

A Fábrica de Música enquanto escola de artes, oferece cursos de capacitação cultural para crianças e adolescentes: cordas,teclas,sopro,percussão e canto simultaneamente, com o objetivo de estimular amplamente a percepção e a sensorialidade do pequeno aprendiz; que assim. terá sua musicalidade e expressividade construída na relação direta com os sons.


O núcleo de artes integra as atividades oferecendo linguagem teatral, folclore, fisioterapia lúdica, brincadeiras diversas, desenho, fotografia e eco-arte.

A "Cia dos Sons" dá aos adultos a chance de desenvolverem suas capacidades na área de canto, instrumentos diversos, dança e artes.


A exposição "Sensualidade Clandestina" de Flávio Pettinichi ficará durante todo o mês de setembro, aberta à visitação.

O Centro Cultural Fábrica de Música é um outro pólo de cultura que irá dinamizar o bairro das Palmeiras, mudando a rota dos exigentes consumidores de cultura na cidade.


Em breve, nossa agenda de atividades trará opções para movimentar os finais de semana da galera jovem e de todos que gostam da arte.


O Centro Cultural conta com a parceria do Movimento de Mulheres e do Centro de Referência da Mulher (CRAM) e apoio da Secretaria de Cultura de Cabo Frio e está localizado à rua Paraná, nº 316, no bairro Palmeiras. Outras informações pelo telefone: (22) 2643-0656.


Nenhum comentário: