Arte do banner: Daniel Lima da Silva
Arte da logomarca: Filipe Figueiredo da Guia

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

PROPOSTAS APRESENTADAS PELOS SEGMENTOS CULTURAIS NO PRÉ-FÓRUM DE CULTURA DE CABO FRIO

PRÉ-FÓRUM
SEGMENTO: ARTES CÊNICAS
CASA DOS 500 ANOS
15/09/09


Propostas Gerais:


1) Criação de Fundação Municipal de Cultura.

2) Criação de Escola Municipal de Artes de nível técnico com centro de estudos

3) Elaboração de lei para criação de Fundo Municipal de Cultura, com recursos advindos de 30% da dotação orçamentária da Cultura, somados a 5% da arrecadação do ISS do município, destinadas à execução do Edital Anual de projetos culturais, previstos na mesma lei.

Propostas Específicas:

1) Ocupação de espaços públicos municipais por grupos teatrais, para ensaios e apresentações, considerando contrapartidas destes mesmos grupos.

2) Reforma e ampliação - com reaparelhamento geral e manutenção - do Teatro Municipal de Cabo Frio, considerando a capacitação da sua equipe técnica.

3) Criação e otimização de espaços cênicos em áreas periféricas do Município, considerando a construção de anfiteatros e/ou arenas.

4) Inclusão/abertura de vagas específicas em concurso público para professores de artes cênicas e técnicos de teatro, para atender às demandas do Teatro, Escolas e demais espaços de Artes cênicas.

5) Dotação orçamentária destinada para a circulação regional, estadual, nacional e internacional da produção dos grupos de teatro locais.


PRÉ-FÓRUM
SEGMENTO: ARTES PLÁSTICAS E VISUAIS
CASA DOS 500 ANOS
15/09/09
Propostas Gerais

1) Criação de FUNDO MUNICIPAL de CULTURA e uma FUNDAÇÃO de CULTURA com auto-gestão participativa da comunidade cultural, em parceria minoritária e consultiva com a instituição de Cultura do Governo Municipal.

2) Reativação do CONSELHO MUNICIPAL DE PATRIMÔNIO e seu respectivo IMUPAC na forma da lei que os instituiu e reformulação e adequação das Leis que instituem o CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA sendo que este último com representatividade privilegiada de 12 (doze) Segmentos Culturais em participação efetiva das seguintes entidades oficiais: IPHAN, IBRAM, Câmara de Vereadores, INEPAC e Ministério Público além da Secretaria de Cultura de forma paritária.

Considerando-se Segmentos Culturais os seguintes:

Artes Cênicas;

Artes Plásticas, Web Design, Caricatura e Fotografia;

Artes Visuais Cinéticas (Cine, Vídeo e Web Design);
Literatura e Jornalismo;
Dança;
Música;
Artesanato;
Folclore, Tradições e Pesquisa;
Festas Tradicionais Religiosas e Profanas;
Movimento de Cultura Negra;
Produção Cultural;
Artes de Rua e Circenses.
Os representantes do Conselho serão eleitos e indicados de forma participativa e pública pelos seus respectivos segmentos não sendo passíveis estas indicações de veto pelo poder público.
Para uma maior harmonia entre os dois Conselhos ambos deverão ter representação permanente recíproca, ou seja, uma cadeira do Conselho de Patrimônio no Conselho de Cultura, e vice-versa sem obrigatoriedade de presença.

3) Revogação do artigo da Lei de Reforma Administrativa que extingue a SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, devolvendo-a a seu “status quo ante” em paridade com as demais Secretarias não atingidas por esta lei.

Propostas Específicas

1) Criação de forma participativa de REGIMENTOS DE OCUPAÇÃO para espaços os públicos, incluindo logradouros ( ruas, praças etc) em relação às Artes Plásticas e Visuais independentemente de sua função original privilegiada.

2) Criação de uma ESCOLA de ARTES VISUAIS da REGIÃO dos LAGOS em Cabo Frio nos moldes da Escola de Artes Visuais do Parque Lage – RJ, de nível Técnico com equivalência ao segundo grau, e contemplando cursos livres e de aperfeiçoamento, a ser gerida pela Fundação Municipal de Cultura a ser criada ou com gestão compartilhada Secretaria de Cultura/Entidades Culturais Civis. A ESCOLA abrigará em suas instalações ATELIERS LIVRES com infra-estrutura apropriada para que os artistas e alunos de artes possam trabalhar, com espaços amplos e acessíveis a todos os artistas cadastrados, além de fornos de cerâmica, fundição e etc. Estes Ateliers estariam abertos também à visitação pública para criar um elo mais consistente entre a comunidade e os artistas. E terá ainda em suas instalações um Salão de Exposições que seja adequado a exibição de obras de arte das diversas modalidades artísticas tais como: pinturas, esculturas instalações etc.

3) Criação de um SALÃO BIENAL DE ARTES VISUAIS DE CABO FRIO, cabendo premiação por parte do poder público somente premiação institucional e de divulgação dos artistas e suas obras, podendo fazer parceria com mecenato privado para premiação em espécie. O regulamento do Salão deverá ser elaborado com exclusividade pelo CONSELHO de CULTURA , o qual também escolherá a formação e a nomeação do júri sendo o exercício de função pública remunerada incompatível com o cargo de jurado do Salão.

4) Criação de um Edital Municipal de Cultura anual por segmento, para a apresentação de projetos a serem subsidiados pelo poder público, e sendo incluídos, os projetos aceitos, no calendário de eventos do município, com ampla divulgação midiática.

5) Instituir um projeto de TENDAS DE CULTURA ITINERANTES, levando exposições e oficinas de artes aos vários bairros da cidade e ao segundo distrito com a finalidade de formar platéia, descobrir e estimular talentos e ampliar os conhecimentos artísticos naquelas comunidades. As Tendas de Cultura seriam o primeiro passo para, após levantamento e mapeamento das vocações artísticas no município, serem construídas ou adaptadas estruturas físicas permanentes que atenderiam as necessidades culturais detectadas em cada um dos bairros.

PRÉ-FÓRUM
SEGMENTO: ARTESANATO E FOLCLORE
CASA DOS 500 ANOS
16/09/09



Propostas Gerais:


1) Criar o calendário municipal com todas as manifestações culturais incluindo as feiras e exposições culturais.

2) Retorno da Secretaria de Cultura.

3) Realização de um evento anual de grande porte que traga o reconhecimento cultural de cabo frio. Exemplo: festival de inverno ou outro evento similar.


Propostas Específicas:


1) Unificar as feiras de artesanato.

2) Feiras cobertas com estandes ou boxes fechados, segurança, banheiros, áreas de lazer, shows e eventos.

3) Promover a primeira feira de artesanato e negócios no mesmo molde da feira forte.

4) Incentivo com a disponibilidade de recursos para a participação em eventos em outros municípios ou estados.

5) Divulgação dos trabalhos na mídia geral.


PRÉ-FÓRUM
SEGMENTO: DANÇA
CASA DOS 500 ANOS
16/09/09


Propostas Gerais:


1) Democratizar a cultura na cidade (1° e 2° distrito).

2) Reconstituir a Secretaria de Cultura para gerar autonomia quanto aos recursos financeiros e a distribuição igualitária para todos os segmentos da cultura na cidade.

3) Promover um edital anual para encaminhamento de propostas de ação na cidade, afim de incentivar as produções artísticas, culturais e acadêmicas em torno da cultura, oportunizando a inserção de artistas locais.

Propostas Específicas:

1) Criar e incluir no calendário anual de eventos da cidade o encontro de danças populares, sendo realizado ao ar livre contando com as participações dos artistas locais e convidados.

2) Profissionalizar a dança, promovendo um curso técnico para formação de bailarinos.

3) Criar um centro para aulas, oficinas e palestras gratuitas para a comunidade, incluindo diversas modalidades, afim de difundir a dança na cidade.

4) Destinar parte da verba deste segmento para o pagamento de profissionais para dar aulas em espaços públicos da cidade (praças, praias, etc), em caráter de projeto fixo ao longo do ano, em prol da difusão da dança e discussão de sua metodologia.

5) Apoiar, quanto a verba, o Festival Internacional de Dança de Cabo Frio, aumentando-o em um dia para realização de uma mostra de dança. Essa mostra de caráter não competitivo, receberá inscrições gratuitas dos projetos sociais da cidade.

PRÉ-FÓRUM
SEGMENTO: ESCOLAS DE SAMBA E BLOCOS CARNAVALESCOS
CASA DOS 500 ANOS
17/09/09


Propostas Gerais:

1) Retorno da Secretaria de Cultura.

2) Calendário anual cultural que inclua todos os segmentos.

3) Criação de um Fundo Municipal de Cultura.


Propostas Específicas:


1) Gerenciamento da produção integral do carnaval pela Liga das Escolas de Samba e Associação de Blocos: Logística – subvenção – pré e pós carnaval.

2) Incentivo a Biblioteca municipal do samba com a criação do CENTRO DE MEMÓRIA DO CARNAVAL.

3) Criação do Centro de Capacitação de profissionais do carnaval.

4) Fechamento total da morada do samba.

5) Criar espaços para escolas e blocos que tenham comunidades para a realização de eventos culturais.


PRÉ-FÓRUM
SEGMENTO: LITERATURA
CASA DOS 500 ANOS
16/09/09

Propostas Gerais:

1) Criação de um evento de comemoração dos 400 (quatrocentos) anos de fundação da cidade de Cabo Frio. Um movimento de contagem regressiva, que aconteça a cada ano até chegar no ano de 2015, com a : 400 ANOS- Quem faz Cabo Frio – em 100, 200, 300 e 400 anos. Cada ano trará os atores da cidade, que ao longo de cada século de desenvolvimento da mesma, tiveram relevante importância para a formação do que é a cidade. No ano de comemoração da data derradeira, se fará um apanhado histórico e da atualidade dos personagens que formaram e compuseram a cidade, seu desenvolvimento e história, ao longo desse século e da atualidade.

2) Criação de um de um espaço, permanente, para a Academia Cabo-friense de Letras, com o encaminhamento de um projeto de Lei, que disponibilize uma verba permanente, por parte da prefeitura de Cabo Frio, para manutenção da instituição.

3) Criação de uma Bienal Literária, que aconteça na cidade, dialogando com a população local e trazendo para a mesma um público diferenciado, até então não trabalhado. O projeto traria pra a cidade um olhar mais interessado das editoras, escritores, ilustradores, pessoas do ramo de literatura ou da área academia, com seus intelectuais e críticos. Além de surgir como uma boa oportunidade da população ter acesso a produção literária vigente de forma mais acessível.

Propostas especificas:

1) Edição do livro de Teixeira e Sousa, escritor que marca o movimento literário romantismo no Brasil – com a culminância da inauguração de uma estátua do escritor, que representa a cidade de Cabo Frio no Brasil e no mundo.

2) Criação de uma Antologia dos escritores da cidade de Cabo Frio da contemporaneidade, afim de divulgar os escritores e poetas, que são as vozes da cidade.

3) Criação de um Sarau Literário, que coloque no palco, uma vez por mês, aqueles que procuram e asseiam por um espaço que lhes dêem voz. O evento poderia acontecer em um espaço permanente ou ao longo da cidade.

4) Criação de um evento de literatura, arte e cultural, voltado para o público infantil e juvenil, que aconteça nas férias e seja voltado para os cidadãos das áreas mais periféricas da cidade e que envolva os atores culturais da região e convidados. Tal evento proporcionaria aos moradores locais a oportunidade de experiênciar atividades de estímulo à leitura, a escrita, a arte, artesanato e contação de histórias em suas diversas modalidades. Uma vez, que muitas crianças e adolescentes dessas áreas, nas férias, acabam ficando privados desses eventos nesse período.

5) Promover atividades, em colégios públicos da região, de leitura e estimulo a leitura, que trabalhe com a produção literária da região. Criar um calendário que possibilite o acontecimento, ao longo do ano, nas diferentes escolas municipais a realização desta atividade.


PRÉ-FÓRUM
SEGMENTO: MOVIMENTO NEGRO
CASA DOS 500 ANOS
17/09/09



Propostas Gerais:

1) Criação e implementação de uma Lei Municipal de Incentivo à Cultura e a garantia de 2% (dois por cento) do orçamento anual para a cultura;

2) Criação de um Centro de Referência e Documentação da Cultura;

3) Criação de uma Fundação de Cultura


Propostas Específicas:

1) Instituição de semana da Consciência Negra constando na calendário Municipal de Eventos, resguardando o mês de novembro apenas para o aniversário da cidade e eventos da cultura afrobrasileira;

2) Identificação e valorização dos grupos de Capoeira;

3) Criação de um Festival de Diversidade Cultural contemplando as manifestações da cultura material e imaterial afrobrasielira;

4) Inclusão da Semana da Diversidade Sexual e da Parada do Orgulho LGBT no calendário de eventos da cidade, bem como apoio aos demais eventos direcionados à comunidade homossexual de Cabo Frio;

5) Criação de um Centro de Referência de Cultura Afrobrasileira.


PRÉ-FÓRUM
SEGMENTO: MÚSICA
CASA DOS 500 ANOS
17/09/09


Propostas Específicas:

1) Gerenciamento cultural dos eventos da cidade através do Conselho Municipal de Cultura e Coordenadoria de Cultura.

2) Mecanismo de avaliação, catalogação e escolha dos músicos e projetos musicais da cidade.

3) Mecanismo de cotas para músicos da cidade e músicos de fora dos eventos propostos.

4) Definição de “músicos da cidade” e “músicos de fora”.

5) Outras áreas de produção cultural que prescindam da música, deverão estar integrados no setor musical e deverão de convidados como músicos.

Propostas gerais:

Não foram apresentadas


Relatório da reunião da Classe Artística de Tamoios para o Fórum Municipal de Cultura de Cabo Frio
Escola Municipal Wanda Roque
18/09

Artes Plásticas e Visuais
Propostas Gerais:

1º-Criação de um Espaço Artístico e Cultural para todos os segmentos e manifestações da comunidade com intuito de promover o intercâmbio dos artistas.Um espaço de lazer que seja também um atrativo turístico.

2º-Criação de uma escola de Artes em Tamoios com oficinas de pintura, artesanato, teatro, música,dança,culinária,fotografia,etc.com administração local

3º- Disponibilizar um percentual dos recursos da Secretaria de Turismo e Cultura para desenvolver a cultura em Tamoios e Revitalizar a Fazenda Campos Novos para que ela seja um ponto de referência cultural não só para Cabo Frio mas também para toda a Região dos Lagos.
Propostas Específicas:

1º-Mais apoio por parte da prefeitura divulgando na mídia os eventos principalmente,no 2º Distrito,(imprensa escrita e falada).

2º-Disponibilizar um carro para possibilitar o transporte de artistas e suas obras em eventos,feiras e exposições.

3º-Cursos de capacitação e qualificação para o artista comercializar seus produtos no mercado.
4º-Criação de uma Galeria Virtual na internet com biografia dos artistas e fotos de seus trabalhos.
5º-Promoção por parte da Coordenadoria de Cultura de exposição anual incluindo todos os artistas plásticos com entrega de certificados e premiações.

Artesanato e Folclore

Propostas Gerais:

1º- A ocupação urgente do Ginásio Poliesportivo de Tamoios desde que este possua um espaço com boa infra-estrutura para que os artistas exponham e vendam seus produtos com dignidade.
2º-Divulgação turística das praias e da área rural do nosso município.
3º-Revitalização da Fazenda Campos Novos com espaço para cultura.

Propostas Específicas:

1º-Liberação de 2 quiosques para o artesanato, um em Aquárius e um em Unamar, tendo em vista o abandono em que se encontram.

2º-Criação do calendário oficial do 2º Distrito com espaço para o artesanato.

3º-Inclusão dos artesãos de Tamoios em todo e qualquer evento do município.

4º-Cursos de capacitação para os artesãos pelo SEBRAE,SENAC e ACIA,(Projeto Empreender).

5º-Promover palestras sobre preservação do meio ambiente (Para contribuir com o reaproveitamento e reciclagem de materiais).



Música

Propostas Gerais:

1º-Criação de uma lei municipal estipulando verbas específicas para a cultura de Tamoios.
2º-Realização de intercâmbios culturais com concessões de prêmios em Tamoios.
3º-Programas de incentivos fiscais para empresas tributadas no lucro real que contribuem para a cultura de Tamoios.

Propostas Específicas:

1º-Criação de uma Escola de Música ou projeto de ensino de instrumentos musicais.
2º-Formação de um coral no distrito de Tamoios.
3º-Criação de um espaço apropriado para apresentação de bandas, de artistas locais e de fora,periodicamente.
4º-Em datas comemorativas,feriados,final de ano e férias,apresentações musicais (calendário musical).
5º-Formação de uma banda de música composta por músicos de sopro.


Literatura

Propostas Gerais:

1º-Construção do Centro Cultural Tamoios (CCT) com projetos integrados de cinema, teatro,exposição,música,biblioteca e sala de leitura.

2º-Calendário cultural anual com no mínimo 5 projetos(concursos,eventos,festivais específicos para Tamoios.

3º-Política de apoio jurídico/legislativo com leis que abarquem o artista individual.Criação de editais,premiações.


Propostas específicas:

1º-Projetos de roda de leitura,oficinas de redação,contadores de histórias e concurso no Centro Cultural de Tamoios(CCT).

2º-Projetos para trazer para Tamoios escritores de literatura infanto/juvenil e colocá-los em contato com o público jovem,nas escolas e no CCT.

3º-Setor de apoio ao artista(repentista,poeta,contador de história,escritor) incentivando a publicação,arquivo,o registro, a memória de sua produção (CCT).Inclusive jornais locais que serão catalogados.

4º-Caravana Cultural- forma de premiar os alunos em destaque com passeios culturais(museus,biblioteca,teatro) em outras cidades.

5º-Incentivo fiscal para comerciantes locais que contribuam para a implementação de projetos.Incentivo a abertura de livrarias.


Escolas de Samba

Propostas Gerais:

1º-No dia Nacional da Cultura promover uma grande festa com todos os segmentos.
2º-Valorizar a importância da cultura de Tamoios
3º-Promover mais debates culturais no 2º Distrito

Propostas Específicas:

1º-Fazer o nosso carnaval do 2º Distrito com desfiles das escolas de samba e blocos carnavalescos.

2º-Trazer oficinas de carnaval com ritmistas mestre sala e porta bandeira,aderecistas,etc.
3º-Trazer para o 2º Distrito fábricas de aramados e outras pequenas fábricasdirecionadas ao carnaval.
4º-Trazer do Rio de Janeiro a cultura do Carnaval.
5º-Dar para as agremiações condição de trabalho durante e depois do carnaval.


Dança

Propostas Gerais:

1º Participação ativa no recebimento de verbas referentes à cultura, garantindo a elaboração,manutenção e execução de projetos de cultura no 2º Distrito,podendo assim ser disponibilizado um percentual para investimento em transporte e divulgação dos eventos culturais.

2º- Criação de um espaço para a implantação de um Centro de Referência para a dança,folclore e cultura popular , com o objetivo de facilitar a eleboração de projetos populares.

3º-Elaboração de um Calendário de Eventos co publicações,informes,fotos e fatos,onde as artes estejam contempladas (1º e 2º Distrito).


Propostas Específicas:

1º-Criação de oficinas de dança.
2º-Realização de um festival de dança anual
3º-Participação desse festival no calendário anual de eventos
4º-Apoio da prefeitura para que os grupos de dança de Tamoios participem de concursos em outros municípios.
5º-Que a contratação dos professores das oficinas de dança seja da própria localidade.


Movimento Negro

Propostas Gerais:

1º-Garantir 2% do orçamento municipal para a cultura local.
2º-Inserir em todos os projetos culturais a transversalidade e atenção aos recortes de gênero,raça,etnia,orientação sexual,geracional e necessidades específicas.
3º-Promover a valorização das manifestações culturais nativas.

Propostas Específicas:

1º-Garantir que no calendário municipal de turismo e cultura contenha os eventos relacionados à cultura afro-brasileira.

2º-Promover a identidade e valorização da cultura afro-brasileira em seus diversos aspectos:ritmo,dança,música,literatura,artesanato,etc.

3º-Criação do Centro de Referência de Cultura Afro-brasileira e Quilombola.
4º-Realização de feira anual de cultura afro-brasileira.
5º-Identificar e valorizar os grupos de capoeira do município.




*

Nenhum comentário: