Arte do banner: Daniel Lima da Silva
Arte da logomarca: Filipe Figueiredo da Guia

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Fórum de Cultura é aberto em Cabo Frio


Foi iniciado na manhã desta quinta-feira, dia 24 de setembro, o Fórum Municipal de Cultura de Cabo Frio. O evento vai até hoje, sexta-feira, na Universidade Veiga de Almeida e vai reunir governo municipal, artistas e representantes culturais em uma grande discussão que tem como objetivo criar o Plano Municipal de Cultura.

Estiveram presentes à cerimônia de abertura a vice-prefeita Delma Jardim, que representou o prefeito Marquinho Mendes, o secretário municipal de Turismo e Cultura, Gustavo Beranger, a subsecretária de Turismo e Cultura, Elza Maria Bernardo, o coordenador municipal de Cultura, Guilherme Guaral, o presidente da Câmara de Vereadores, Alfredo Gonçalves, o coordenador de Ciência e Tecnologia e idealizador do projeto “Cidade Viva”, Paulo Cotias, e o professor da Universidade Veiga de Almeida, Eduardo Maluf.

Após a formação da mesa, foi executado o hino de Cabo Frio e, em seguida, foi apresentado o vídeo com toda a evolução do projeto do Fórum, desde as reuniões iniciais de definição até o pré-Fórum realizado na última semana.

O coordenador Guilherme Guaral abriu a cerimônia passando a palavra aos representantes da mesa. O professor Paulo Cotias parabenizou as entidades culturais e o governo municipal pela realização do Fórum: “pela cultura as entidades deram as mãos com enorme senso democrático”, exaltou. Para o secretário de Turismo e Cultura Gustavo Beranger, o Fórum só se tornou possível pela habilidade do governo em ouvir as classes envolvidas: “Tenho certeza de que tudo o que aqui for sugerido será para benefício de todos e que as decisões ficarão para toda a sociedade”, disse, ressaltando a frase do hino de Cabo Frio que diz que na cidade não há forasteiros: “somos iguais e solidários em todas as ações”, destacou.

Já o vereador e presidente da Câmara, Alfredo Gonçalves, descreveu o Fórum como um marco em Cabo Frio: “A partir deste momento resgataremos a nossa história e a nossa cultura”, disse. Fechando a cerimônia inicial, a vice-prefeita Delma Jardim destacou a participação dos artistas e representantes culturais ao evento e disse: “Estamos aqui para firmar o compromisso com a cultura de nossa cidade”.

Logo após a cerimônia, foi servido um café-da-manhã aos presentes. Em seguida, teve início a palestra com Maria Amélia Curvelo (Presidente do COMCULTURA – RJ), Sônia Cardoso (Ex-Presidente da Fundação de Cultura de Casimiro de Abreu, Jane Mabe (Presidente da Fundação Cultural de Macaé), Heliana Marinho (Gerente da área de Economia Criativa-SEBRAE), Francis Miszputen (Instituto Cultural Cidade Viva-RJ) e com a mediação de Guilherme Guaral.

Ao longo do dia, foram realizadas as reuniões dos grupos de trabalho com leitura das propostas apresentadas por cada segmento no Pré-Fórum, que aconteceu entre os dias 15 e 18 deste mês. Hoje pela manhã será o momento dos grupos se reunirem novamente para condensarem suas propostas para a Plenária das 14h.
Ontem também às 19h, aconteceu a Noite Literária, no auditório principal, com apresentações poéticas e o Seminário “Patrimônio Cultural e Cidades Históricas” (auditório azul), com os palestrantes Ivo Barreto e Manoel Vieira (IPHAN-RJ), Sérgio Linhares (INEPAC-RJ), Fernanda Barbosa (Secretaria de Turismo e Cultura) e Rosane Vargas (Coordenadoria de Planejamento Urbano).
Compareceram ao Fórum Municipal de Cultura nesta quinta-feira cerca de 150 pessoas.

Programação do Fórum nesta sexta-feira, dia 25:

9h - 12h30 – Reunião dos Grupos de Trabalho

12h30 - 14h – Almoço

14h - 17h – Plenária

17h - 18h – Reunião da mesa diretora do Comitê Gestor para compilar as propostas votadas em plenário nos dois dias. Café Cultural na Praça de Alimentação.

18h - 20h – Plenária para leitura e votação do documento final

21h – Encerramento do Fórum Municipal de Cultura


Adaptado do texto de Viviane Teixeira

Nenhum comentário: