Arte do banner: Daniel Lima da Silva
Arte da logomarca: Filipe Figueiredo da Guia

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Inscrições abertas para o pré-fórum e o Fórum Municipal de Cultura de Cabo Frio


Por Rafael Peçanha e Viviane Teixeira


O Fórum Municipal de Cultura, principal fruto dos debates do Projeto Cidade Viva, da Folha dos Lagos, está marcado para os dias 24 e 25 de setembro, na Universidade Veiga de Almeida, com noite de abertura no dia 23, na Sociedade Musical Santa Helena. Antes disso, porém, segmentos culturais se reúnem em um pré-Fórum, a partir do dia 15, na Casa dos 500 Anos. As inscrições para o pré-Fórum poderão ser feitas a partir de amanhã, dia 2 de setembro na Secretaria de Turismo e Cultura, na Subprefeitura de Tamoios e na Subprefeitura do Jardim Esperança. Podem se inscrever moradores de Cabo Frio que comprovem a participação nos segmentos culturais propostos.


O pré-Fórum vai envolver oito segmentos culturais de Cabo Frio: artes cênicas e teatro, artes plásticas e visuais, literatura, artesanato e folclore, dança, movimento negro, Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos e música, de acordo com as leis municipais 1835 e 1869/2005.

Reuniões com a mesma finalidade serão realizadas em Tamoios e no Jardim Esperança. A Coordenadoria de Cultura está conversando com a Secretaria de Educação para definir escolas municipais que possam abrigar as reuniões do pré-Fórum nessas localidades.

- Divulgaremos os locais dessas reuniões em breve, na imprensa e nos locais de inscrição. Nesta semana, estaremos publicando em jornal de grande circulação, na internet e em prédios públicos a convocação oficial do Pré-fórum e do Fórum Municipal de Cultura. Ali teremos todas as instruções para inscrição e participação – afirma o Coordenador de Cultura Guilherme Guaral.

A Coordenadoria de Cultura informa ainda que a partir de amanhã funcionários da Coordenadoria e Cultura estarão à disposição para dúvidas e o Regimento Interno do Fórum, aprovado pelo Comitê Gestor no dia 25 de agosto, será afixado nos locais de inscrição, para dar transparência ao procedimento.

- O impulso do Projeto Cidade Viva foi essencial para efetivar o Fórum Municipal de Cultura. Será uma grande e histórica oportunidade para ouvirmos a comunidade cultural e traçarmos uma política cultural consistente – concluiu Guaral.

Confira o calendário do pré-Fórum:

Reunião do Pré-Fórum com os segmentos Artes Cênicas e Teatro; e Artes Plásticas e Visuais – dia 15 de setembro, 18h, Casa dos 500 Anos. Às 17h: eleição da mesa diretora do Comitê Gestor, comissão que acompanhará os trabalhos do Fórum.

Reunião do Pré-Fórum com os segmentos Literatura; Artesanato e Folclore; e Dança - dia 16 de setembro, 18h, na Casa dos 500 Anos.

Reunião do Pré-Fórum com os segmentos Movimento Negro; Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos; e Música - dia 17 de setembro, 18h, na Casa dos 500 Anos.

Reunião do Pré-Fórum em Tamoios – dia 18 de setembro, 18 h.

Reunião do Pré-Fórum no Jardim Esperança - dia 22 de setembro, 18h.

Fórum Municipal de Cultura – 23 (Sociedade Musical Santa Helena), 24 e 25 (Universidade Veiga de Almeida) de setembro.

*

Nenhum comentário: