Arte do banner: Daniel Lima da Silva
Arte da logomarca: Filipe Figueiredo da Guia

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Calçadão Cultural chega com sucesso em Cabo Frio


O Calçadão Cultural estreou com o pé direito em Cabo Frio. Reunindo um público diversificado ao aproveitar um espaço da cidade próximo à Praia do Forte, ao lado do Shopping da Praia. O evento mensal, que em sua edição de estréia teve como tema “cultura popular”, uniu bairros e tribos na noite do último sábado.

O evento foi aberto com a apresentação do grupo Tambores Urbanos, do bairro Manoel Corrêa. Integrando percussão com guitarra, Jubiabá e seus companheiros deram um show e começaram a atrair os presentes.

Logo após a apresentação dos Tambores Urbanos, a Coordenadoria de Cultura anunciou os premiados do Concurso para escolha da Logomarca Oficial do Programa Cabo Frio Cultura Viva. O grande vencedor foi o publicitário Filipe Figueiredo da Guia, que receberá nesta terça-feira o prêmio de R$ 200,00, além de livros. O Prêmio Especial – Campeão do Voto Popular foi para as mãos de Jorgenel dos Santos M. Júnior, que teve 194 doa 427 votos da enquete realizada pelo blog.

O segundo show da noite contou com a presença do Grupo Lua Afro, da Reserva do Peró, com apresentações de Capoeira e Maculelê – os jovens encantaram o público ao som de tambores e muita ginga.

O Grupo de Cultura Popular da TRIBAL apresentou sua roda de Jongo, famosa herança de Dona Sú, que contou com adesões dos presentes. O “avô do samba” esquentou quem passava pelo Calçadão.

Por causa de alguns imprevistos, a apresentação da Folia de Reis da Praia do Siqueira teve um atraso, que não desanimou o público – muitos se emocionaram e relembraram a própria infância, com a beleza musical e cênica do grupo.


Encerrando a noite, Christiano Guerra e sua banda esquentaram a galera com muita música, fechando com chave de ouro a estréia do evento mensal que tem tudo para se tornar mais uma referência cultural viva na cidade de Cabo Frio.

O Calçadão Cultural acontecerá todo primeiro sábado do mês após o dia cinco, sendo transferido para o sábado seguinte em caso de chuva.

- A estréia foi muito positiva. Poderemos pensar em algumas mudanças para as próximas edições, no que diz respeito a horário e dia de realização, pois há uma idéia de transferir para os domingos. O importante foi que a adesão e participação do público foi maravilhosa e os elogios recebidos foram muitos e diversificados – afirmou Alexis Malabi, idealizador do evento.

Segundo o Coordenador Municipal de Cultura, Guilherme Guaral, o Calçadão Cultural é um salto no que diz respeito à gestão cultural:

- A parceria da idéia do Malabi com a Coordenadoria de Cultura e alguns donos de lojas do Shopping mostra um novo modelo de gestão das manifestações culturais na cidade: a parceria entre o público, o privado/pessoal e o empresarial. Temos visto eventos proliferando pela cidade com essa mentalidade. Essa tendência só aproxima o poder público das pessoas, traz retorno ao empresário e fomenta cultura em todos os cantos. Só temos a ganhar – comemora.

Nenhum comentário: