Arte do banner: Daniel Lima da Silva
Arte da logomarca: Filipe Figueiredo da Guia

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Confira a programação completa do II Festival da Culinária da Pesca da Gamboa


Tradicional bairro de pescadores de Cabo Frio, a Gamboa ganha destaque na programação deste final de semana, dias 28, 29 e 30 de agosto, através do Festival de Culinária da Pesca, que acontece na Rampa dos Pescadores, na Rua Jorge Veiga, a partir do meio-dia. Na programação, shows diversos, pratos especiais, a tradição da “barqueata” em homenagem a São Pedro e o lançamento do documentário: “Gamboa, Histórias de Pescador”, feito pelo historiador Rafael Peçanha.

Esta é a segunda edição do evento que conta com a realização da Associação de Pescadores e Amigos da Gamboa (APEAG - Cabo Frio) e da Prefeitura de Cabo Frio. No cardápio do festival, estão pratos como acarajé, caldeirada com frutos do mar, hambúrguer de peixe, lingüiça de peixe e camarão, risoto de lula, além da famosa “peixoada” de frutos do mar, entre outros. Pratos a partir de R$5.

O evento conta com o apoio da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da SOLTEC/UFRJ (Núcleo de Solidariedade Técnica – Rede de Tecnologia) e da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ).

Programação

Sexta-feira (28/08) – 12h - Tradicional “barqueata” de São Pedro. Com barcos de pesca enfeitados que remontam uma antiga tradição de Cabo Frio. Às 19h, acontece apresentação de dança e salão com os alunos da Escola de Dança Jaime Arôxa, de Cabo Frio. Às 20h, tem apresentação do Coral da UVA; às 20h30, coral “Canto e Encanto” e, às 21h, show musical com o grupo Tridenci.

Sábado (29/08) – Exposição de artesanato com os barcos em miniatura de Zé Maimbá, artista da Gamboa, reconhecido pelo seu trabalho de miniaturas perfeitas dos barcos locais. Às 19h, tem show gospel com grupo da Gamboa; às 19h30, acontece nova apresentação de dança de salão com os alunos da Escola de Dança Jaime Arôxa, de Cabo Frio. Às 20h tem apresentação do grupo “Lua Afro”, com alunos de escolas locais. Às 20h30, se apresenta a Folia de Reis da Praia do Siqueira e, às 21h, tem a apresentação do documentário “Gamboa – Histórias de Pescador” e show com Jorge Villas, às 21h30.

Domingo (30/08) – Show com Apanhei-te Cavaquinho, às 13h. Continuação da exposição de barcos de Zé Maimbá; show com Ibi e Banda, às 18h. Às 2oh tem apresentação carnavalesca com Arrastão da Gamboa.

Documentário “Gamboa – Histórias de Pescador” – O documentário foi filmado e editado entre julho e agosto deste ano. É uma produção simples, amadora e informal, mas que se dispôs a observar e registrar alguns aspectos da comunidade de pescadores da Gamboa através de entrevistas. Há dois focos principais: a APEAG (Associação de Pescadores e Amigos da Gamboa) e a realidade da pesca no bairro hoje.

Segundo o autor Rafael Peçanha: “O título do documentário brinca com a idéia do pescador, enquanto personagem do imaginário social, que conta muitas “estórias”, às vezes de veracidade duvidosa”.


Ainda de acordo com ele, a proposta do documentário é mostrar que “mais do que ‘causos’, o pescador tem histórias de vida e de luta para contar, além de tristezas e alegrias, revoltas e felicidade”.

Viviane Teixeira

Nenhum comentário: