Arte do banner: Daniel Lima da Silva
Arte da logomarca: Filipe Figueiredo da Guia

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Fórum de Cultura será em setembro


Adaptado do Jornal Folha dos Lagos/edição de 5 de agosto
Foto: Ravi Arrabal

O Fórum Municipal de Cultura, sonho antigo da classe artística de Cabo Frio, já tem data marcada. Após a última reunião do projeto Cidade Viva, da Folha dos Lagos, sobre o tema Cultura, realizada ontem, às 10h, no Tamoyo Esporte Clube, o Comitê Gestor definiu que o Fórum será realizado nos dias 24 e 25 de setembro, no campus da Universidade Veiga de Almeida.

Além da definição de data, o encontro também serviu para definir os eixos temáticos que serão abordados no Fórum. No primeiro dia do Fórum (dia 24), o eixo central a ser discutido será Política Cultural, com os seguintes subtemas: Lei de Incentivo à Cultura, Gestão de Cultura e Projetos Culturais. No segundo dia (25) serão realizados os Grupos de Trabalho direcionados aos segmentos culturais definidos pela Lei Municipal de Cultura (Artes Cênicas e Teatro, Artes Plásticas e Visuais, Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos, Artesanato e Folclore, Dança, Movimento Negro, Literatura e Música) para, a seguir, ser realizada uma Plenária Final.

Com o intuito de elaborar o regimento do Fórum Municipal de Cultura e estabelecer reuniões prévias com os segmentos culturais da cidade, uma nova reunião do Comitê Gestor foi agendada para a próxima terça-feira (dia 11), às 10h, na Casa dos 500 anos, no Portinho. Além de reunir as 12 entidades que compõe o Comitê Gestor, a secretaria de Cultura irá emitir convites informais para outras entidades representativas para aderirem ao comitê. Entidades relacionadas à música, movimento negro, artesanato e folclore serão convidadas.

As reuniões prévias também definirão os delegados de cada um dos oito segmentos culturais do Município para o Fórum. Os oito segmentos culturais do Município de Cabo Frio são definidos pelas leis que instituem o Conselho Municipal de Cultura (leis 1832 e 1869 de 2005): Artes cênicas e teatro; Artes plásticas e visuais; Literatura; Música; Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos; Artesanato e folclore; Dança e Movimento Negro.

A Universidade Veiga de Almeida se comprometeu a disponibilizar o auditório, oito salas do campus, estacionamento, equipamento multimídia, alimentação e transporte para a realização do Fórum de Cultura.

Das 12 entidades convidadas que compõe o Comitê Gestor, apenas cinco compareceram à reunião de terça-feira: Associação Cultural Tributo à Arte e à Liberdade (Tribal), secretaria Municipal de Cultura, Câmara dos Vereadores, Universidade Veiga de Almeida e Grupo Independente. Das demais presentes apenas quatro apresentaram justificativas pela ausência: Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Nacional (Iphan), Universidade Estácio de Sá, Ferlagos e Associação Comercial, Industrial e Turística (Acia). As entidades Artpop, Academia Cabofriense de Letras e Liga das Escolas de Samba não apresentaram qualquer justificativa pela falta.

Com a definição do Comitê Gestor e o agendamento do Fórum, assim como elaboração de seu formato prévio, o projeto Cidade Viva esgota a participação do tema como mediador, deixando os trabalhos a cargo da secretaria Municipal de Cultura.


*

Nenhum comentário: