Arte do banner: Daniel Lima da Silva
Arte da logomarca: Filipe Figueiredo da Guia

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Festival Internacional de Dança reúne mais de 800 participantes


Entre os dias 4 e 7 de setembro, Cabo Frio realiza a 5ª edição do Festival Internacional de Dança. O evento acontece no Ginásio Poliesportivo Aracy Machado, no Portinho, e vai reunir mais de 800 convidados e 60 companhias de dança de todo o Brasil e de outros países.

Bailarinos de todo o Estado do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Minas Gerais, do Rio Grande do Sul, da Bahia, do Mato Grosso, além de outros estados e países como Paraguai e Argentina, estarão na cidade para o festival que terá como principais convidados a Cia. Brasileira de Ballet e os dançarinos de salão Sheila Aquino e Marcelo Chocolate.

A homenageada do Festival deste ano é a grande dama da dança internacional Tatiana Leskowa, que dará nome aos troféus que serão entregues aos vencedores e estará em Cabo Frio como jurada ao lado de Áurea Hämmerli, Henrique Talmah, Julio Bottoni, Marcelo Chocolate, Mário Nascimento, Oswald Berry, Sheila Aquino e Tânia Agra.

O Festival Internacional de Dança de Cabo Frio é uma realização do Ballet Márcia Sampaio, com apoio da Prefeitura, através da secretaria de Turismo e Cultura.

Cia. Brasileira de Ballet - Criada em 1967, pelo industrial Paulo Ferraz, a Companhia Brasileira de Ballet Teve como elenco de estréia bailarinos do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, além de coreografias de Tatiana Leskowa, Dennis Gray, Eugênia Feodorova e Davi Dupré. A Companhia se desfez e, em 2001, o nome foi cedido ao professor Jorge Teixeira por Marilda Azevedo e Emílio Martins, ambos bailarinos da Cia. original. Formada por talentosos jovens bailarinos da atualidade tem em seu repertório balés neoclássicos e contemporâneos, criados por coreógrafos da atualidade como Henrique Talmah, Hélio Bejani, Heron Nobre, Sérgio Lobato, Ricardo Scheir, Mario Nascimento, entre outros. Atualmente, a Cia. Brasileira de Ballet vem realizando apresentações ao lado de diversas personalidades, como Ana Botafogo, Cecília Kerche, Áurea Hämmerlli, Cláudia Mota, (Primeiras bailarinas do Teatro Municipal do Rio de Janeiro); Renata Pavan (1ª solista do American Ballet Theater); Herman Cornejo (1º bailarino do American Ballet Theater); Marcelo Misailidis e Vitor Luís (Primeiros bailarinos do Teatro Municipal do Rio de Janeiro) e Roberta Marques e Thiago Soares (Primeiros bailarinos do Royal Ballet). Também já se apresento em diversas cidades do Brasil e em países como Argentina, Estados Unidos, Suíça, China, além de três apresentações, em março de 2010, em Mônaco.

Viviane Teixeira


*

Nenhum comentário: