Arte do banner: Daniel Lima da Silva
Arte da logomarca: Filipe Figueiredo da Guia

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Comitê Gestor se reúne para debater o Regimento do Fórum Municipal de cultura


Adaptado do Jornal Folha dos Lagos
Edição de quarta-feira, 12 de agosto de 2009


Mais de 60 artistas, intelectuais, representantes de entidades culturais e autônomos estiveram presentes, ontem de manhã, na Casa dos 500 anos, no Portinho, em Cabo Frio, para ser promovida a primeira reunião acerca da elaboração do regimento interno do Fórum de Cultura de Cabo Frio, que será realizado nos dias 24 e 25 de setembro deste ano.

A proposta de realização do Fórum de Cultura partiu do primeiro debate do projeto Cidade Viva, da Folha dos Lagos, sobre cultura, realizado no dia 24 de junho.

O encontro começou às 11h e durou até as 14h. O debate e a discussão plural foram as tônicas desta primeira reunião, que contou com a presença de vários órgãos e entidades culturais: secretaria de Turismo e Cultura, Academia Cabofriense de Letras, Artpop, Câmara Municipal, Ferlagos, Grupo Independente, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Liga das Escolas de Samba, Associação Cultural Tributo à Arte e à Liberdade, Universidade Veiga de Almeida, Apanhei-te Cavaquinho, Fábrica de Música, Associação de Blocos e Atividades Carnavalescas de Cabo Frio (Abaccf), Arte Solidária, Movimento 100% Artesão, Associação de Pesquisa da Cultura Afro-Brasileira (Aspecab), Conselho Municipal de Defesa dos Direitos dos Negros (Condedine), Instituição do Movimento Negro da Região dos Lagos (Cencilagos), a Acotirene, Casa Scliar, Associação dos Músicos da Região dos Lagos (Assomlagos), Grupo Mulheres que Batem, Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e Instituto Cultural Afro-Brasileiro Olufon Deyí.

As entidades convidadas que não compareceram foram: Universidade Estácio de Sá, Cabofree, Asaerla e Grupo Iguais.

Antes de começar a leitura do modelo utilizado como base para formulação do regimento interno do Fórum de Cultura de Cabo Frio - baseado no regimento interno do Fórum de Cultura de Campinas -, o ator Frederico Araújo, encaminhou à mesa um modelo de regimento proposto pela entidade Artpop. Após o recebimento do modelo, a mesa sugeriu que o debate a respeito dos tópicos encontrados no regimento fosse discutido na ordem em que eles se apresentavam.

O primeiro item a ser discutido foi a periodicidade do Fórum. Por unanimidade foi definido que o Fórum será realizado anualmente com possibilidade de convocação extraordinária do mesmo.

No item que explicita os objetivos do Fórum, duas novas propostas foram aceitas e incluídas no regimento: que seja papel do Fórum de indicar as oito representações civis que irão compor o Conselho de Cultura e o Conselho de Patrimônio; e que do Fórum sejam propostos os temas a serem debatidos na Conferência Municipal de Cultura.

Foi também aprovada a possibilidade de convocação de reunião do Comitê Gestor à partir de um referendo assinado por, pelo menos, 1/5 das entidades participantes do Comitê, com antecedência de 15 dias. As decisões do Comitê deverão ser aprovadas por, pelo menos, 2/3 dos presentes.

Item que gerou polêmica foi a escolha dos participantes do Comitê Gestor. Em primeira instância foi definido que não haveria membros permanentes e que, mediante duas faltas consecutivas, a entidade faltosa seria removida do Comitê. Entretanto, não foi possível definir o critério de escolha das entidades que participarão do comitê, visto que a reunião atingiu o tempo limite.

Por não ter sido possível contemplar todos os itens e para dar seguimento à redação do regimento, um novo encontro foi agendado para a próxima terça-feira, às 9h, na Casa dos 500 Anos.

Neste encontro, a proposta é que as entidades membro do Comitê Gestor tragam suas propostas para o Regimento Interno do Fórum, exclusivamente, por escrito. Para isso, todos os membros estarão recebendo durante a semana a proposta de Regimento Interno da Coordenadoria de Cultura, que foi usada como base das discussões na reunião de ontem. A proposta de Regimento da Artpop será enviada juntamente, conforme foi acordado na mesma reunião. Até terça-feira as novas entidades convidadas para fazerem parte do Comitê Gestor deverão enviar nomes de um titular e um suplente para representa-las nas próximas reuniões e somente um deles poderá votar a construção do Regimento, em nome de sua entidade.

Um comentário:

Aline Bonioli disse...

Guaral,
parabéns pela atitude de democratizar a cultura em Cabo Frio não permitindo que o Fórum Municipal de Cultura morra na praia .