Arte do banner: Daniel Lima da Silva
Arte da logomarca: Filipe Figueiredo da Guia

quinta-feira, 16 de julho de 2009

ACONTECEU - Secretaria de Cultura promove segunda reunião de preparação para o Fórum de Cultura


Nesta quinta-feira, dia 16, a Secretaria de Cultura realizou a segunda reunião de preparação para o Fórum de Cultura, fruto dos debates do Projeto Cidade Viva.

Foram convidados a Câmara Municipal, ACIA, IPHAN e Liga das Escolas de Samba. Apenas a ACIA não enviou representantes. Estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Alfredo Gonçalves; o chefe do escritório técnico do IPHAN em Cabo Frio, Manoel Vieira; e João Félix, representando a Liga das Escolas de Samba.

A metodologia da Secretaria é convidar os membros do Comitê Gestor, que organizará o Fórum de Cultura, para uma série de três reuniões com a Secretaria, em blocos de três ou quatro entidades, a fim de, desde já, obter consenso nas idéias a serem apresentadas na reunião do dia 30, quando todo o Comitê se reunirá no auditório da Prefeitura Municipal.

Assim como na primeira reunião, os temas mais conversados foram a Conferência Municipal de Cultura, que deverá ser realizada até o fim de outubro, e sua relação com o Fórum; e o Conselho Municipal de Cultura.

- A primeira reunião, no dia 9, com o Grupo Independentes e a Tribal, foi um sucesso, e apenas a Artpop não pôde comparecer. Nessa segunda reunião, igualmente produtiva, apenas a ACIA não pôde estar presente. Ou seja: as entidades estão atendendo ao nosso convite, empolgadas em dialogar. Os trabalhos estão sendo muito positivos – disse o Secretário Guilherme Guaral.

Segundo Guilherme, o fato de ouvir os grupos é essencial, pois mostra a necessidade de chegar na reunião do dia 30 já com propostas claras e de consenso:

- Os presentes na segunda reunião tiveram uma opinião diferente das outras entidades que vieram na primeira reunião, por exemplo, no que diz respeito à relação entre Fórum Municipal de Cultura (medida oriunda do debate no Projeto Cidade Viva) e a Conferência Municipal de Cultura (medida exigida pelo Governo Federal até outubro). Isso nos faz analisar a questão mais tecnicamente, e levar uma proposta de consenso para o dia 30, antes mesmo do Fórum acontecer. Isso é ganhar tempo, agilizar o trabalho e dialogar – concluiu o Secretário.

*

Nenhum comentário: