Arte do banner: Daniel Lima da Silva
Arte da logomarca: Filipe Figueiredo da Guia

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Consórcio de Secretarias se reúne para elaborar projeto de utilização da Fazenda Campos Novos



Na última semana, um grupo representando algumas secretarias do município de Cabo Frio se reuniu na intenção de elaborar um projeto de utilização da Fazenda Campos Novos. O objetivo é unir o projeto ao plano de restauração da Fazenda em parceria com o IPHAN e o INEPAC. As secretarias representadas são as seguintes: Subprefeitura Rural, Agricultura, Meio Ambiente, Educação, Cultura, Turismo, Indústria e Comércio, Ciência e Tecnologia, Promoção Social e Planejamento.

As idéias estão sendo discutidas pela equipe de trabalho e o que se pretende é transformar a Fazenda Campos Novos em um Centro de Difusão Cultural, explorando diversas atividades. Uma possibilidade é criar na área externa da Fazenda o Parque Municipal de Cabo Frio; outra idéia é criar um espaço de educação ambiental, com visitação das escolas. Há também a pretensão de exploração turística, e para isso a Fazenda vai dispor de um restaurante campeiro, e os visitantes terão à sua disposição atividades como caminhada ecológica, cavalgada, lago de pesca e feira de artesanato regional.

Outros projetos estão previstos para funcionar na Fazenda, por exemplo, uma casa de fabricação de farinha artesanal e um box de venda de hortaliças e leguminosas orgânicas produzidas na próprio local. Um dos destaques é o que se poderia chamar de “carro chefe” dos projetos: a criação do Museu de História Natural “Caminhos de Darwin”. A idéia é explorar o turismo e inserir a Fazenda no circuito de visitação do Ministério da Ciência e Tecnologia.

A Fazenda Campos Novos é sede da Secretaria de Agricultura e Subprefeitura Rural, onde são desenvolvidos projetos como o Programa Compra Solidária, Canil Municipal e Extensão Rural. O novo projeto pretende incluir outros órgãos considerados fundamentais para o atendimento à população rural, e entre eles estão: uma unidade da Emater- Rio; Defesa Agropecuária; Incra e um posto do Banco do Brasil.

O grupo se reunirá quinzenalmente e deverá concluir o projeto dentro de três ou quatro meses.


Jonatas C. de Carvalho - 2625 6162 / 8826 6520
Secretaria de Agricultura

Nenhum comentário: