Arte do banner: Daniel Lima da Silva
Arte da logomarca: Filipe Figueiredo da Guia

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Projeto especial para bandas musicais pode chegar a Cabo Frio


Em reunião realizada hoje, dia 9 de julho, representantes da secretaria estadual de Cultura apresentaram, ao secretário municipal da pasta, Guilherme Guaral, um projeto especial: o “Banda Larga”. O projeto busca beneficiar as bandas de música centenárias do estado do Rio de Janeiro – 22 no total - e, em Cabo Frio, atenderia a Santa Helena e a 13 de Novembro com aulas teóricas e práticas com o objetivo de promover o aperfeiçoamento para maestros e músicos.

Estiveram presentes à reunião o assessor especial da secretaria de Cultura, Ciro Pereira da Silva, a assessora da Superintendência de Artes, Marilda Samico, o criador da Associação de Bandas de Música do Estado do Rio de Janeiro (ABMRJ), Eduardo Wermelinger e o presidente da ABMRJ, maestro Jorge Paula. Os representantes apresentaram o projeto que pretende atender a cinco pólos no estado do Rio, sendo que Cabo Frio seria um desses pólos receptivos de alunos de diferentes partes do estado.

O projeto Banda Larga é formado por nove oficinas, que vão da parte teórica e prática, com 25 alunos cada, nas áreas de instrumentos de sopro, regência e manutenção de instrumentos musicais. As aulas serão ministradas durante toda uma semana, por professores da Escola de Música Villa-Lobos, e, em Cabo Frio, o período escolhido seria de 15 a 21 de novembro, com inscrições e material didático gratuitos.

O secretário municipal Guilherme Guaral gostou da ideia e prometeu tentar a viabilização do mesmo no município. Guaral também sugeriu que o projeto se transformasse em um grande Festival de Bandas, com apresentações nas ruas e na Praça Porto Rocha, com alunos e professores integrados.

O projeto “Banda Larga” é uma parceria entre Governo do Estado do Rio de Janeiro, secretaria estadual de Cultura, prefeituras municipais e a ACMRJ.



Viviane Teixeira

Nenhum comentário: