Arte do banner: Daniel Lima da Silva
Arte da logomarca: Filipe Figueiredo da Guia

terça-feira, 28 de julho de 2009

Prefeito recebe representantes da classe artística e dá ao Fórum o poder de decidir sobre a Secretaria




Fotos: Eliethon Dias e Tomás Baggio
Adaptado do texto de Viviane Rocha

Na manhã desta terça-feira, dia 28, o Prefeito de Cabo Frio, Marquinho Mendes, recebeu em seu gabinete representantes da classe artística da cidade, juntamente com o Secretário Municipal de Cultura, Guilheme Guaral, além do Presidente da Câmara Municipal, Alfredo Gonçalves e do Secretário de Governo, Alfredo Barreto. No encontro, foi reivindicado pelos artistas que a Secretaria de Cultura não se tornasse uma Coordenadoria ligada à Secretaria de Turismo.

O Prefeito Marquinho Mendes, antes de ouvir a todos, expressou sua satisfação com o momento histórico que era vivido naquele dia, em que diversos representantes da classe artística estavam reunidos com representantes do Governo, colocando o amor pela cultura da cidade acima de questões pessoais.

Marquinho lembrou ainda que a cidade vive um novo momento de construção da política cultural, onde todos são convidados a contribuir com projetos:

- Quero louvar a atitude de vocês em estarem aqui. Temos um canal aberto com cada um de vocês. Quero que vocês realizem o melhor para Cabo Frio, que todos possam participar. Este é um momento de dificuldade financeira para todos nós, para todos os municípios, mas é o momento de juntarmos as nossas forças e realizarmos o melhor para a nossa cidade – disse.

O Prefeito também afirmou que estará dando efetividade, em breve, ao Edital Municipal de Cultura, que tem como objetivo fazer com que os artistas inscrevam seus projetos nos segmentos de música, literatura, cinema e teatro, entre outros, para concorrer a subvenções.

Após abrir a palavra aos presentes, o Prefeito recebeu as reivindicações da classe artística, que apresentou sua insatisfação com a transformação da Secretaria em Coordenadoria de Cultura. Os artistas solicitaram a manutenção da Secretaria, pedindo que a decisão da mudança fosse adiada até o Fórum Municipal de Cultura, proposto para ser realizado em setembro.

Marquinho Mendes afirmou que não poderia mais adiar o envio do Projeto de Lei que diz respeito à reforma administrativa da Prefeitura, à Câmara Municipal, já que a proposta tinha o objetivo de simplificar sua administração e cortar gastos. O Prefeito lembrou ainda que a medida envolvia a mudança em outras Secretarias e que o orçamento proposto para a Cultura do Município não seria alterado, sendo Coordenadoria ou Secretaria.

- Faço uma proposta: enviarei o Projeto de Lei à Câmara hoje, e nele, a Secretaria de Cultura torna-se Coordenadoria. Se no Fórum Municipal de Cultura for decidido que a Coordenadoria de Cultura deve voltar a ser Secretaria, acatarei a decisão e encaminharei à Câmara Municipal uma mensagem para que isso aconteça no dia seguinte. A decisão que eu vou acatar será a decisão do Fórum – garantiu.

O secretário de Cultura, Guilherme Guaral, lembrou que estão sendo realizadas, semanalmente, reuniões com o Comitê Gestor do Fórum:

- Essas reuniões que estamos fazendo têm como objetivo estabelecer os critérios da realização do Fórum. A Cultura de Cabo Frio nunca teve um momento como este, um momento histórico. A legitimidade da reforma administrativa vai estar no Fórum - afirmou.



O Fórum Municipal de Cultura
O Fórum Municipal de Cultura foi a principal medida do debate sobre Cultura do Projeto Cidade Viva, realizado no dia 24 de junho deste ano. Neste dia, um Comitê Gestor de preparação para o Fórum foi eleito, tendo o mesmo se reunido em blocos semanalmente desde então, por iniciativa da Secretaria de Cultura. Reunião geral com as 12 entidades membros do Comitê está marcada para esta quinta-feira, 30 de julho, no Auditório da Prefeitura, às 18h. O Fórum Municipal de Cultura tem o objetivo de reunir todas as representações culturais da cidade para que as decisões acerca das políticas públicas de cultura do Município sejam tomadas de maneira democrática e participativa.





*

Nenhum comentário: