Arte do banner: Daniel Lima da Silva
Arte da logomarca: Filipe Figueiredo da Guia

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Comemorações ao “Ano Teixeira e Souza” seguem com Festival de Música Estudantil


A Secretaria de Cultura de Cabo Frio realizou, durante o primeiro semestre de 2009, o projeto de visitas do ator Vinicius Canisso, caracterizado como o escritor cabofriense Antonio Gonçalves Teixeira e Souza, a mais de 30 escolas municipais da cidade. As visitas começaram em março, na semana em que se comemora o nascimento do autor, e seguiram até a primeira semana de julho.
Durante cada visita, o ator Vinicius Canisso, caracterizado com roupas de época, fez uma pequena apresentação sobre a vida do escritor, que nasceu em Cabo Frio e escreveu o romance “O Filho do Pescador”, reconhecido como o primeiro romance brasileiro editado no País. O ator levou às crianças dos ensinos básico e fundamental, tanto no Primeiro quando no Segundo Distrito, informações como as origens do escritor, suas experiências de vida, vivências em família e considerou o exemplo de Teixeira e Souza, que veio de família humilde e trabalhou muito, encontrando seu talento na literatura.

Segundo Vinicius, o objetivo era aproximar Teixeira e Souza do imaginário dos alunos, além de levar, é claro, um pouco da história do escritor, tendo como pano de fundo o município de Cabo Frio no século XIX.

– Em cada apresentação, eu repassava às crianças dados curiosos sobre a vida do autor, que humanizam a figura dele e o aproximam da realidade delas. Além de escrever, Teixeira e Souza foi também carpinteiro e professor primário, teve seis filhos e enfrentou muito preconceito racial por ser mulato. Nesse contexto, foi mais fácil a abordagem da questão do conflito racial no País. Como alguém que esteve à frente do seu tempo, ele foi um exemplo de como desempenhar bem um trabalho mesmo dispondo de poucos recursos - afirma o ator.

O desenvolvimento do hábito da leitura foi constantemente incentivado em cada visita às escolas.
– A leitura é uma ferramenta que diferencia, é um sinal de “esperteza”, uma forma de sobrevivência no trabalho - diz Vinicius.

Os projetos educacionais e culturais não param por aí. A Secretaria de Cultura, em parceria com a Secretaria de Educação, está realizando, neste mês, o Festival Estudantil de Música, que conta com a participação dos alunos da rede municipal e da rede estadual de ensino. O Festival também faz parte das comemorações do Ano Teixeira e Souza, e as composições feitas pelos alunos devem abordar o tema. Cada unidade de ensino participa com a inscrição de apenas uma canção, que será escolhida pelo corpo docente e discente, em eliminatórias internas.

A final do Festival será realizada no dia 15 de julho, no Teatro Municipal. Os três primeiros colocados receberão premiação em dinheiro e troféus, e o melhor intérprete também será premiado por sua desenvoltura e talento.



Viviane Rocha

Nenhum comentário: